Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

21/11/2018 - Mulher
Abertura dos 16 Dias de Ativismo 2018

foto/divulgação: CMPPMulher

Coral Vozes que Não Calam

Nesta terça-feira (20) ao meio dia, em frente à Catedral Metropolitana, a Prefeitura de Florianópolis por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres  lançou a abertura da 10ª Edição dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O evento contou com a presença de diversas autoridades, convidados e colaboradores, além de ações e exposições, assinatura do Pacto Estadual Maria da Penha e a apresentação do coral de mulheres “Vozes que Não Calam”.



Para abrir os trabalhos, o Coral “Vozes que Não Calam” da Guarda Municipal, que se apresenta com mulheres voluntárias, cantou o hino de Florianópolis, Rancho de Amor à Ilha, conquistando de primeira o público e as autoridades presentes. Depois cantaram músicas como “Tente Outra Vez” de Raul Seixas e “É Preciso Saber Viver” dos Titãs.

Em seguida, a Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Célia Fernandes, discursou sobre a Campanha e sobre os índices alarmantes da violência contra mulheres no Brasil e em Santa Catarina.



 – Os números são significativos e justificam todo o nosso esforço para atuar no enfrentamento a todo tipo de violência contra a mulher. Além de agirmos no sentido da prevenção e de encorajar as mulheres a denunciarem, nós temos o mecanismo de proteção a elas, que é a Lei Maria da Penha [...] – afirma Célia.



A principal ação da Abertura foi a assinatura do Pacto Estadual Maria da Penha, acordo articulado pelo Governo e Municípios de Santa Catarina, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, entre outros órgãos. Ao assinar, a Secretária Estadual de Assistência Social, Romanna Remor, reforçou a importância desse Pacto.



– Poderia ser qualquer outra secretária, equipe ou servidores, mas somos nós e isso nos honra e nos compromete ainda mais fortemente com essa causa [...] que daqui 29 anos nós possamos estar aqui na praça comemorando o fim da violência contra a mulher – discursa Romanna.



Ao longo da tarde, mesas informativas da AMUCC, Revolução dos Baldinhos e Alves Advocacia ficaram à disposição para tirar dúvidas e conversar sobre seus trabalhos. Além disso, Farah Diba Albuquerque expôs seu livro “O Refúgio das Conchas” e as alunas do colégio EBIAS exibiram seu trabalho de matemática “Feminicídio em Números” que mostra dados atuais da violência contra mulheres.



As fotos do evento podem ser acessadas pela página do facebook: facebook.com/coordenadoriamulherflorianopolis


Siga a Coordenadoria no Instagram e fique por dentro do que está acontecendo: instagram.com/cmppmulher.florianopolis