Assessoria de Políticas Públicas para Mulheres e Igualdade de Gênero

19/11/2016 - Social
Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
A 8ª edição traz mais de 30 atividades sobre a temática que este ano tem como tema central os 10 anos de Lei Maria da Penha.

foto/divulgação: desdobrandoarte@gmail.com

Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Florianópolis e Santa Catarina irão participar ativamente da campanha mundial 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, acontecerão atividades em várias cidades do Estado durante os dias 20 de novembro a 10 de dezembro.

 


No Brasil, a iniciativa é deflagrada cinco dias antes dos demais 158 países participantes da campanha, para conciliá-la com os atos pelo Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. 

 

Na Capital, a oitava edição da campanha organizada pela Prefeitura, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (CMPPM), que vai até o dia 10 de dezembro, tem como tema “10 anos da Lei Maria da Penha”.

 

Neste sentido, ela será marcada por de 30 atividades, tais como palestras, caminhadas ecológicas, apresentações e atividades que trazem à tona os recorrentes casos em que a violência faz vítimas no país em que uma mulher é morta a cada hora e meia.

 

“Para o enfrentamento das discriminações que expõemas mulheres às violências, é necessário conhecer e entender as legislações e normas nacionais e internacionais que lhes garantem e asseguram direitos. A falta de conhecimento da legislação e a incompreensão sobre a desigualdade de gênero por parte da sociedade continuam a reforçar os estereótipos culturais sobre o corpo feminino, naturalizando a violência e contribuindo para a exposição das mulheres a todo tipo de risco”, compreende a CMPPM.

 

A Coordenadora Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Dalva Maria Kaiser, destaca que, este ano, a campanha conta com a participação de outras cidades do Estado de Santa Catarina que desde a comemoração dos 10 Anos da Lei Maria da Penha(7 de agosto) já vem realizando atividades referentes a esta importante Lei.

 

Números da violência

A violência física e violência intrafamiliar / doméstica liderarem o ranking das violências sofridas pelas mulheres. De acordo com os dados da Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 Brasil / 2015:

634.862 atendimentos,

63.486 atendimentos mês

2.116 ao dia.                                                                        

63.090 corresponderam a relatos de violência, dos quais 58,55% foram cometidos contra mulheres negras.  Esses dados demonstram a importância da inclusão de indicadores de raça e gênero nos registros administrativos referentes à violência contra as mulheres.

 

Acompanhe a programação e participe.


arquivos para download

galeria de imagens