PROCON

20/11/2018 - Consumidor
Procon faz levantamento de preço de produtos no comércio da Capital antes da Black Friday

foto/divulgação: pmf

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A Black Friday está chegando e, com ela, a desconfiança dos consumidores. Para tranquilizá-los e evitar que as lojas cometam fraudes, o Procon de Florianópolis foi às ruas e realizou o levantamento dos preços de uma série de produtos da linha branca, eletrodomésticos e eletrônicos.

 

A lista está disponibilizada no site da prefeitura de Florianópolis.

 

No dia da grande promoção, que será na próxima sexta-feira, 23, os fiscais voltarão às lojas para conferir se o desconto anunciado está realmente sendo praticado. E se houver aumento de preços, eles terão que ser justificados pelos estabelecimentos.

 

“Caso seja constatada a fraude, por ferir o Código de Defesa do Consumidor, a empresa poderá ser autuada por propaganda enganosa, além de não cumprimento da oferta e aumento de preços sem justificativa. As lojas flagradas terão 10 dias para apresentar recurso.”, explicou o Secretario de Defesa do Consumidor, Celso Sandrini.

 

É importante lembrar que a atuação do Procon Municipal será de maior eficiência com a ajuda do consumidor. Caso flagre algum tipo de fraude ou propaganda enganosa, compareça ao Procon, levando os documentos pessoais e outro que comprove a fraude, seja uma nota fiscal ou imagem, para abrir uma reclamação.

 

Dicas do Procon para aproveitar a Black Friday:

 


  • Acompanhe os preços dos produtos/serviços que deseja adquirir, anote preços e guarde as informações da sua pesquisa (telas, folhetos), incluindo site e data da pesquisa. Assim, caso haja fraude, você terá  como comprovar.

 

  • Cuidado com compras de sites estrangeiros, as regras do Código do Consumidor não se aplicam se o site não tiver representantes no Brasil.

 

  • Consulte sempre a página oficial da loja.

 

  • Verifique a reputação do fornecedor.

 

  • O consumidor que realizar a compra pela internet ou telefone terá direito ao prazo de arrependimento, que é de sete dias a partir da entrega do produto. Neste caso, o consumidor pode devolver o produto e receber o dinheiro de volta.

 

  • Nenhuma empresa é obrigada a realizar a troca caso não haja dano no produto. Por isso, verifique antecipadamente a política de troca da loja.