PROCON

15/08/2015 - Consumidor
Consumidor da Capital aprova 'Procon nas Ruas'
Ação educativa será realizada todas as manhãs de sábado, no centro da cidade

foto/divulgação: Petra Mafalda

CDC e informativos foram distribuídos ao público

A ação “Procon nas Ruas”, lançada neste sábado (15), na data em que o Procon de Florianópolis comemorou seus oito anos de criação, teve grande receptividade por parte do público que transitou pelo calçadão da Felipe Schmidt. Os consumidores demonstraram satisfação em serem abordados pelos próprios atendentes que durante a semana estão no balcão do órgão à disposição para ouvirem suas queixas.


Ou seja, desta vez, foi o Procon que foi até os cidadãos para, através da distribuição do Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC) e de informativos, instruir-lhes sobre seus direitos enquanto consumidores.

“Eu acredito no Procon porque já resolveu o meu problema uma vez e, com certeza, vai resolver de novo. Precisamos de alguém pela gente, senão a gente tá ‘ralada’”, comentou Orlandina Manoel, moradora da Tapera. Ela recorreu ao Procon da Capital quando percebeu que seu telefone fixo tinha linha cruzada. “Depois veio uma conta absurda e a gente não tinha como pagar. E também não tinha porque pagar o que não gastou”, relatou.

Já Rosimeri Yakabi, residente na Trindade, aproveitou o evento para parabenizar o Procon de Florianópolis pelo que qualificou de “excelente trabalho”. Ela conta que procurou ajuda duas vezes, devido à entrega de um móvel planejado contratado que começou a desmontar passado cerca de três meses da montagem, e a uma cobrança indevida em sua conta de celular.


Neste caso, Rosimeri ficou satisfeita não só por ter tido o valor corrigido como por ter ganho desconto na fatura seguinte como forma de bônus dado pela operadora. “Não é prazeroso ter que ir ao Procon, mas a gente tem prazer de ser atendido lá”, testemunhou.

Durante o primeiro “Procon nas Ruas”, comemorativo ao aniversário do Procon de Florianópolis, também houve a distribuição de 240 quilos de bolo aos que, assim como Orlandina e Rosimeri, circularam pela região, na manhã movimentada de sábado.

Resolubilidade


O Procon da Capital, vinculado à Secretaria de Defesa do Consumidor, completou seu oitavo aniversário tendo chegado à marca de 80 mil atendimentos, com 73,91% dos casos resolvidos no âmbito administrativo.

“Temos ficado em alerta e colocado a fiscalização para combater os abusos”, destacou o secretário de Defesa do Consumidor, Tiago Silva, tendo em vista, por exemplo, a recente intermediação em favor da baixa do preço da gasolina de R$ 3,47 para R$ 2,99 e do cumprimento da lei municipal nº 9.337/13, que assegura ao consumidor que constatar a existência de produto exposto à venda com prazo de validade vencido o direito a receber, gratuitamente, outro produto idêntico ou similar, a sua escolha, em igual quantidade.

A ação “Procon nas Ruas” passará a ser realizada todos os sábados, na esquina do calçadão da Felipe Schmidt com a Deodoro, no Centro, no horário das 10 horas ao meio-dia.


galeria de imagens