Secretaria Municipal de Administração

28/08/2015 - Eventos
Secretários encerram encontro sobre gestão
Fórum encerra com debates e apresentação do case Mercado Público de Florianópolis

foto/divulgação: SMAP

Miroski apresenta dados do Mercado

O Fórum Nacional das Secretarias Municipais de Administração das Capitais – FONAC - teve seu último dia de trabalho nesta sexta-feira (28), promovendo amplo debate sobre as práticas de gestão pública realizadas com êxito nas capitais.

 

Durante a manhã, os gestores puderam conhecer como aconteceu todo o processo de licitação, recuperação e restauração do Mercado Público de Florianópolis no painel apresentado pelo secretário municipal de Administração, Gustavo Miroski, sobre as mudanças na dinâmica do espaço público urbano.

 

Foi o case de sucesso do Mercado Público, fruto do trabalho finalizado pela Prefeitura de Florianópolis em agosto de 2015, com a abertura da Ala Sul, e que devolveu à população de Florianópolis o ponto de encontro mais importante e democrático da cidade.

“Ao longo dos anos o mercado perdeu suas características, e nosso desafio foi resgatar completamente o patrimônio histórico onde o coração da cidade pulsa, é a extensão das casas das pessoas. Toda a cidade se envolveu e se mobilizou, e nós, como gestores, temos que tratar com carinho esse espaço tão dinâmico das cidades”, disse Miroski.

 

Seguindo a programação oficial do último dia do evento, os participantes contaram com a presença do Diretor de Criação e sócio da agência de publicidade Neovox, Fabio Veiga, palestrante que tratou sobre a Comunicação Institucional de Governo.  

 

Fonac

O Fonac, institucionalizado em 2003, reúne gestores que exercem funções executivas no âmbito do orçamento público municipal, gestão de pessoas, licitações, controle do patrimônio público, modernização, tecnologia, previdência e folha de pagamento de servidores.

 

Para Alexandre Paupério, secretário de Gestão de Salvador e presidente do Fórum, a edição realizada em Florianópolis conseguiu seu objetivo principal, ao elencar os principais desafios da gestão pública atual e permitir a troca intensa de experiências entre os gestores.

 

“Tratamos temas importantes e saímos daqui ainda mais comprometidos e dispostos a solucionar com criatividade os problemas compartilhados pelos gestores, principalmente em relação às responsabilidades dos agentes públicos, o impacto previdenciário nas administrações dos municípios, e a transparência e a inovação das gestões”, afirmou.

A próxima edição do evento será no mês de novembro em Belo Horizonte.


galeria de imagens