Secretaria Municipal de Administração

25/04/2016 - Administração
Mercado passa a operar com 100% dos boxes
Abertura da última porta fechada na Ala Sul faz estabelecimento funcionar por completo

foto/divulgação: SMA

Caldo de cana começou a funcionar nesta segunda

Apesar de as lojas do vão central do Mercado Público de Florianópolis ficarem fechadas excepcionalmente nesta segunda (25) e terça-feira (26), em virtude da execução das obras da cobertura retrátil, pela primeira vez, desde a reabertura da Ala Sul, o novo Mercado Público passará a operar com 100% dos seus boxes nesta segunda-feira. 

 

Essa plenitude se atinge graças à abertura do Box 28, de caldo de cana, que ainda estava fechado na Ala Sul. O espaço permaneceu inoperante até agora pois o projeto individual do proprietário, assim como nos demais projetos, só foi liberado após estar devidamente adequado às normas e exigências de ocupação do Serviço de Patrimônio Histórico (SEPHAN) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU).

 

“Nossa preocupação nunca foi abrir os boxes do Mercado às pressas, mas sim, garantir qualidade. Queríamos que todos estivessem com seus projetos arquitetônicos devidamente aprovados pelos órgãos competentes, para que pudéssemos entregar à sociedade um espaço padronizado e seguro ao mesmo tempo, e isso não aconteceria do dia para a noite; alguns demoraram mais tempo, mas hoje todos estão 100% adequados”, informou Ivan Grave, secretário de Administração.

 

A reforma da Ala Sul começou em julho de 2014 e foi finalizada no ano seguinte, quando a Prefeitura entregou o espaço pronto aos comerciantes. Desde o momento da entrega até a data marcada para a inauguração oficial, (5 de agosto de 2015), os proprietários que tinham seus projetos aprovados conseguiram finalizar suas obras individuais. O mesmo ocorreu com os boxes da Ala Norte, liberada aos comerciantes em maio de 2014.

 

Atualmente, todos os boxes do Mercado operam dentro dos padrões de qualidade e segurança para garantir a excelência do atendimento aos moradores e turistas que circulam por ali. A partir da quarta-feira (27), com a abertura normal das lojas do vão central, o Mercado estará funcionando com 100% dos seus boxes abertos.

Conheça a estrutura

 

Ala Sul 

  • Total de área construída: 2.493 metros quadrados
  • Nº de boxes comerciais: 36
  • Nº de banheiros: 4 (com acessibilidade) 
  • Vestiários: 2
  • O que você vai encontrar por lá: 14 peixarias, sendo 1 especializada em bacalhau, cafeteria, empório, açougues, casa de sucos, hortifrúti, utensílios para cozinha, restaurante, cachaçaria, caldo de cana.

 

Ala Norte

  • Total de área construída: 2.403 metros quadrados
  • Nº de boxes comerciais: 76
  • Nº de banheiros: 2 ( com acessibilidade)
  • Zeladoria
  • O que você vai encontrar por lá: artesanato, calçados, confecções, costureira, sapateiro, aviamentos, embalagens, materiais de pesca e artísticos, brinquedos artesanais, tabacaria, chapelaria, sorveterias, barbearia, empório de vinhos, artigos para festas, restaurantes e cafeterias.

 

Vão central

  • Área total: 1.200 metros quadrados
  • Estrutura: a área das mesas recebeu zoneamento próprio, respeitando as áreas de circulação, o piso foi nivelado para acessibilidade a todos, e até maio contará com cobertura retrátil que protege tanto da chuva como dos raios solares.
  • O que você vai encontrar por lá: área de convivência, alimentação, apresentações artísticas.


galeria de imagens