Secretaria Municipal de Administração

01/07/2016 - Patrimônio
PMF entrega a cobertura do Mercado Público
Para comemorar, comerciantes ofertam pratos especiais e Festival da Tainha neste fim de semana

foto/divulgação: Mauro Vaz

Entrega da cobertura do vão central do Mercado Público

Nesta sexta-feira (1º), próximo ao meio-dia, com Festival de Tainha em andamento e seis pratos especiais com preços promocionais, a Prefeitura de Florianópolis entregou a cobertura retrátil do vão central do Mercado Público. O ambiente convidativo animou comerciantes e usuários, que agora, com chuva ou sol, podem permanecer no local sem desconfortos.

Apesar de pronta, a estrutura ficará em teste durante um mês. Os pilares de sustentação da estrutura começaram a ser montados em setembro do ano passado. Ela tem quase mil metros quadrados de área e é composta por um tecido de fios de poliéster de alta tenacidade, recoberto por uma massa de polímeros com PVC, protegida por um verniz acrílico nas duas faces.

De acordo com secretário de Obras, Rafael Hahne, a escolha deste material, com aparência branca fosca, se deu pelo fato de servir como barreira contra os raios solares, evitando a sensação de ‘estufa’ na área sob a cobertura, o que provocaria desconforto aos usuários do vão central.

O valor da obra é de aproximadamente R$ 4,2 milhões. Após o período de testes, a empresa que montou a cobertura garante a manutenção do equipamento por um período de dois anos.

"Lançamos um concurso onde participaram mais de cem arquitetos de todo o país, precisava ser retrátil e também não poderia encostar na estrutura no Mercado. Sem dúvida foi a melhor opção", afirmou o prefeito Cesar Souza Junior.

O encontro de gerações

O arquiteto responsável pelo projeto, Gustavo Utrabo, explicou que foram meses pensando na melhor maneira de seguir as exigências do concurso, até chegar ao resultado final.

"A cobertura reflete o encontro das gerações, do passado com o presente. Moderna, ela se une ao Mercado sem interferir em nada na sua estrutura", assinalou.


Festival da Tainha até sábado

Para quem ainda não participou, dá tempo de correr ao Mercado Público e saborear as delícias do Festival da Tainha. Sábado é o último dia do evento, que começou no dia 4 de junho. Além de gastronomia, tem música ao vivo. Em quase um mês de festival, segundo a Associação dos Comerciantes do Mercado Público, alguns restaurantes chegaram a comercializar 120 pratos de tainha em um dia.

Pratos especiais

Para comemorar a finalização da cobertura, os comerciantes preparam pratos especiais a preços promocionais, confira que ainda dá tempo de aproveitar neste final de semana. 

- Bar Verão – Fish and Chips: Filé de peixe empanado na massa de cerveja, batata frita, mini salada verde e molho tártaro.

- Restaurante Colher de Pau - Frango à Parmegiana: Frango à Parmegiana, fritas, arroz e salada.

- Bar do Eloi – Tainha Frita: Tainha frita, arroz, fritas e salada.

- Trapiche Bar – Bisteca Suina: Arroz, pirão de feijão, salada e bisteca suína.

- Beer Boss – Tainha Frita: Arroz branco, pirão de náilon, mix de folhas verdes e postas de Tainha frita.

- Rancho da Ilha – Tainha Frita: Arroz, pirão, salada e batata frita.


galeria de imagens