Secretaria Municipal de Administração

17/08/2015 - Administração
Prefeitura incentiva diminuição de resíduos
Secretaria de Administração propõe adoção de medidas simples para diminuir a produção interna de lixo

foto/divulgação: Carolina Carvalho

Equipe de Governo Eletrônico já aderiu ao uso das canecas

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Administração, convida os servidores do Município para adotarem medidas simples durante a rotina de trabalho, diminuindo a produção de resíduos sólidos contribuindo com o meio ambiente.

 

Em 2013, a SMA lançou pelo Banco de Ideias o projeto Poupa Papel, que até hoje incentiva através da publicidade interna a diminuição do uso de papéis na Secretaria e a coleta de forma diferenciada em lixeiras especiais para reciclagem.

 

Agora, a Diretoria de Gestão Administrativa da Secretaria, a DGA, trabalha em um novo projeto para diminuir também o uso do plástico na Secretaria. A ideia é simples e pode ser adotada em todas as Secretárias e órgãos municipais.

 

O projeto chama-se “Pequenas atitudes fazem a diferença” e consiste na substituição dos copinhos plásticos por canecas individuais e permanentes. Assim, a administração pode, gradativamente, dar adeus aos copos descartáveis, diminuindo o acúmulo de resíduos e reduzindo os custos com a compra dos mesmos.

 

“Esta iniciativa vem da percepção dos servidores do setor de controle de materiais da diretoria, que, preocupados com a quantidade de materiais utilizados diariamente sem um destino adequado, apresentaram o projeto, que nos dá a oportunidade de poder contribuir para a preservação do meio ambiente, com práticas saudáveis e simples no nosso cotidiano. Por isso, é importante a participação dos servidores de toda a Prefeitura”, disse Valdézia Maria da Silva, diretora da DGA.

 

“Menos plástico significa mais vida”, afirmou, entusiasmada, a servidora Mara Andrea Flores Pedrozo, uma das idealizadoras do projeto.

 

A servidora Maria Salete da Cruz, que trabalha no setor que realiza a entrega dos copos plásticos, já observou uma grande diminuição de pedidos após o início do projeto: "Antes, o fluxo de pessoas era bem maior." 

 

Para o Secretário de Administração, Gustavo Miroski, que sempre apostou em medidas simples para diminuir os resíduos e reciclar o material produzido na Secretaria, a contribuição de todos pode fazer uma diferença significativa para toda a administração do município.


“Temos a oportunidade de contribuir com a preservação do meio ambiente todos os dias. Por isso, convidamos a todos para adotar o uso das canecas e também usar o papel com responsabilidade; essa é apenas uma das muitas ações que ainda estão por vir”, adiantou Miroski.

 

VOCÊ SABIA QUE O PAPEL LEVA DE 03 A 06 MESES PARA SE DEGRADAR?

 

CONHEÇA NA TABELA O TEMPO DA DEGRADAÇÃO DO PAPEL E OUTROS MATERIAIS:

 

RESÍDUOS SÓLIDOS

 

TEMPO

RESÍDUOS SÓLIDOS

3 ANOS

MADEIRA PINTADA

5 ANOS

FILTRO DE CIGARRO E CHICLETE

30 ANOS

CORDA

35 ANOS

SACO PLASTICO

50 ANOS

COPO PLASTICO

80 ANOS

ISOPOR

100 ANOS

METAL E PLASTICO

200 ANOS

LATA DE ALUMÍNIO

450 ANOS

FRALDA DESCARTAVEL E GARRAFA PLAST.

600 ANOS

LINHA DE NYLON

ATÉ 1 MILHÃO DE ANOS

VIDRO

 


galeria de imagens