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Programa ADAI

Com recursos obtidos através do Programa de Cooperacion Ibero-Americano de apoio ao desenvolvimento de Arquivos – PROGRAMA ADAI, concedidos pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto, de Madrid - Espanha, o Arquivo Histórico do Município de Florianópolis, realizou em seu laboratório, a conservação preventiva de documentos Históricos que compõem seu acervo.

 

Os recursos foram aplicados no projeto “Conservação Preventiva dos Documentos Históricos da Prefeitura Municipal de Florianópolis”, que possibilitou a capacitação de servidores, aquisição de materiais especiais para a conservação, higienização, tratamento químico para eliminação de insetos e pequenos reparos no acervo.

 

Foram realizados os seguintes procedimentos:

 

  • Tratamento químico em 80 livros (19% do total do acervo);
  • A totalidade dos livros foi encapada com papel Chambril (neutro) acrescentando-se etiquetas de identificação onde constam: assunto, data e numeração;
  • 10% dos livros do acervo tiveram suas capas reforçadas;
  • Os livros da Câmara de Desterro foram analisados folha a folha, procurando identificar seus assuntos, para elaboração de catálogo;
  • 506 ofícios e memorandos da Câmara, que encontram-se em folhas soltas, datados entre 1822 e 1866, foram tratados preventivamente e estão sendo identificados;
  • Anais da Câmara dos Deputados de 1900 a 1908 que se encontravam em folhas soltas, datilografadas, foram reunidas, recebendo tratamento preventivo e encadernação;
  • Coletâneas de leis e decretos municipais, de 1880 a 1974, foram restauradas e alguns volumes encadernados;
  • 1800 fotos do acervo foram higienizadas, identificadas, colocadas em envelopes de papel neutro e guardadas em pastas de polipropileno suspensas em arquivos de aço.

 

A totalidade do acervo recebeu tratamento preventivo.Alguns exemplares receberam uma intervenção que foi além disso, sendo restaurados e encadernados.

 

Os trabalhos iniciaram em 30 de julho de 2003, com término inicialmente previsto para junho de 2004, mas acabaram sendo prorrogados até setembro de 2004.

 

O projeto contou com o apoio do Gabinete da Prefeita através da liberação de recursos para montagem do laboratório para o desenvolvimento das atividades.

 

Durante o projeto foram desenvolvidos os seguintes cursos de capacitação:

 

“Restauração de Documentos”

Ministrado por Jeferson Antônio Martins, Restaurador-Conservador, com carga horária de 60 horas;

 

  “Noções Básicas de Encadernação, Cartonagem para Acondicionamento de Documentos e Marmorização em Papel”

Ministrado por Kézia Lenderly, Encadernadora, com carga horária de 36 horas;

Treinamento para conscientização da equipe do Arquivo Histórico, ministrado por Restauradora-Conservadora da Fundação Casa de Rui Barbosa, com carga horária de 12 horas.

 

Durante o projeto foram proferidas as seguintes palestras públicas:

 

“Aspectos de Políticas de Preservação: conservação e segurança de acervos culturais”.

 O tema da palestra se relaciona a conservação e segurança de acervos culturais, sendo proferida por Solange Rocha, nos dias 28 e 29 de julho de 2004. A palestrante é bacharel em História (Universidade Santa Úrsula), especialista em restauro (UFRJ), com aperfeiçoamento em obras de arte sobre papel (Museu Nacional de Belas Artes), sendo conservadora e restauradora do Museu de Astronomia e Ciências Afins-MAST, membro da Coordenação Geral da Política de Preservação de Acervos Institucionais e Coordenadora do Grupo de Segurança, além de coordenadora do Curso de Segurança de Acervos Culturais do MAST.

 

“Conservação: porquê? para que? como?: uma política de integração de acervos”

 O tema da palestra se relaciona a realização da conservação de acervos enquanto política institucional. Foi proferida por Maria Luisa Ramos de Oliveira Soares no dia 26 de agosto de 2004. A palestrante é Conservadora – restauradora. Historiadora da Arte, Especialista em restauração de papel  (ICCROM - Roma), Chefe do Serviço de Preservação da Fundação Casa de Rui Barbosa (Minc / RJ).  

 

  • O PROGRAMA 5 'S'

 

Como parte do projeto “ Conservação Preventiva dos Documentos Históricos da Prefeitura Municipal de Florianópolis ” desenvolvido no Arquivo Histórico com recursos do programa ADAI, foi aplicado o programa “5S”. O Programa objetivou a melhoria da identificação visual do acervo e aperfeiçoamento dos procedimentos operacionais a ele relacionados.

O “5S” é uma prática disseminada no Japão e utilizada como base para programas de qualidade e produtividade. Sua denominação provém das palavras japonesas Seiri (senso de organização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de limpeza), Seiketsu (senso de padronização) e Shitsuke (senso de disciplina). O termo “senso de” significa “exercitar a capacidade de apreciar, julgar e entender”, sendo também “a aplicação correta da razão para julgar ou raciocinar em cada caso particular”.

 A aplicação do “5S” permite a prática do Ciclo PDCA. Este ciclo é aplicado nos programas de qualidade japoneses. Trata-se de realizar de forma metódica e seqüencial o Planejar (P= Plan), o Executar (D=Do), o Verificar (C=Check) e o Agir (A=Action). Esta metodologia esta fortemente ligada ao uso do “5S”.

O processo de implantação no Arquivo Histórico foi realizado por meio de um diagnóstico situacional, desenvolvimento de Plano de Ação e execução das ações planejadas.

Também foi executada a identificação de ambientes onde o programa foi implantado e apresentadas recomendações para implantação da melhoria contínua nos setores de recepção, sala de acervos de documentos, acervo fotográfico, sala de vídeo e fitas K7, laboratório de conservação, almoxarifado e copa.

 

Resultados obtidos com o projeto

 

O projeto desenvolvido no âmbito do programa ADAI oportunizou aos servidores do Arquivo Histórico de Florianópolis:

 o contato com vários profissionais especialistas em Restauração e Conservação;

  • o embasamento teórico e prático de um conhecimento técnico específico;
  • a conscientização sobre a importância da documentação existente no Arquivo e do tratamento adequado para preservá-la.

 

Houve ampla divulgação do programa ADAI e do projeto desenvolvido no Arquivo Histórico. Isso possibilitou a inúmeros profissionais e estudantes da área arquivística de vários municípios do Estado e de Estados vizinhos, além dos servidores da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a oportunidade de participar dos eventos promovidos

 

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