Secretaria Municipal de Saúde

11/04/2014 - Saúde
Prefeito vai a Brasília na luta por UPA do Continente
Posição conta com apoio de lideranças comunitárias da região

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Entre o secretário da Saúde e o presidente da Câmara, prefeito recebe a comunidade

O prefeito Cesar Souza Júnior garantiu na tarde desta quinta-feira (10) a líderes comunitários do Continente que “é situação difícil, mas nossa intenção é abrir a UPA como UPA”, referindo-se à Unidade de Pronto Atendimento 24 horas em construção na região. Vai defender a posição em Brasília após a Páscoa e, neste sentido, pretende solicitar inclusive audiência com o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

Representantes de comunidades do Continente tanto apoiam a ideia que se prontificaram a organizar um abaixo-assinado para o prefeito levar ao governo federal.

“Estaremos em Brasília lutando para manter esta UPA aberta”, reforçou Cesar Júnior, ao lado do Secretário de Saúde, Daniel Moutinho, haja vista a necessidade de Florianópolis dispor desta terceira UPA 24 horas, do tipo três, sendo a primeira do gênero em Santa Catarina.

O problema com relação às obras desta unidade de saúde, localizada no bairro do Jardim Atlântico, foi herdado da gestão anterior. É que um convênio firmado com o Ministério da Saúde garantiu que elas fossem iniciadas em agosto de 2010 para serem concluídas no ano seguinte, mas isto não aconteceu e na troca de governo encontravam-se paralisadas.

Na atual gestão, as obras foram retomadas, mas há um impasse junto à União em relação à manutenção da unidade de saúde como UPA - até porque a intenção inicial era a de que ela atendesse também aos municípios vizinhos de São José, Palhoça e Biguaçu, que, devido à demora da conclusão das obras, acabaram por construir as suas UPAs.
Capacidade

De acordo com o projeto inicial, a UPA Continente terá capacidade para atender mais de 500 pacientes por dia. O acesso aos serviços ali prestados se dará de forma direta, não necessitando o encaminhamento por outras unidades de saúde.

No local serão atendidos usuários com quadro agudo, as chamadas urgências, tanto na área médica quanto de odontologia. Sendo que a expectativa é que se mantenha o índice de 97% de resolutividade apresentado tanto pela UPA Norte (em Canasvieiras) quanto pela UPA Sul (no Rio Tavares) da Ilha.

A expectativa é a de que esta Unidade de Pronto Atendimento também conte com uma equipe médica por turno de 12 horas. Cada uma delas composta por seis médicos (dois pediatras, dois clínicos e dois cirurgiões) e um cirurgião dentista. Ao total, a previsão é a de que 140 profissionais de saúde  trabalhem no local. A unidade contará com Raio X, Ultrassonografia, Exames Laboratoriais e Eletrocardiograma.

Além disso, terá 15 leitos de observação e estabilização. No local funcionará, ainda, o Plantão 24 horas de Odontologia.