Secretaria Municipal de Saúde

27/08/2014 - Eventos
Capital leva o segundo lugar no Brasil Sorridente
Pela quarta vez, Florianópolis conquista a posição entre as cidades com mais de 300 mil habitantes

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Atendimento odontológico no centro de saúde

Detentora da segunda colocação entre os municípios com melhores políticas públicas de saúde bucal do país, na categoria acima de 300 mil habitantes, Florianópolis será a anfitriã, nesta quinta-feira (28), da cerimônia de entrega do Prêmio Brasil Sorridente. Instituído em 2005 pelo Conselho Federal de Odontologia, em parceria com o Ministério da Saúde, o prêmio busca reconhecer as cidades que realizam trabalhos em prol da saúde bucal de seus moradores e estimulá-las a desenvolver projetos inovadores na área. Florianópolis chega em segundo lugar pela quarta vez (já havia obtido a posição em 2010, 2011 e 2013).


Na nona edição do prêmio, a solenidade de premiação sai do eixo Rio-Brasília: será no Il Campanario Villagio Resort, em Jurerê Internacional, a partir das 20 horas, com a presença do prefeito Cesar Souza Junior e do secretário de Saúde, Daniel Moutinho Jr. Além de Florianópolis, também serão premiados os municípios catarinenses de Porto União (terceiro lugar até 50 mil habitantes) e Chapecó (segundo lugar entre 50 mil e 300 mil habitantes).

Para o prefeito, os índices positivos demonstram a consistência do serviço de saúde bucal. “Nós temos profissionais qualificados e oferecemos ótimos equipamentos e matérias para atender aos cidadãos de Florianópolis”, afirma.

O Conselho Federal de Odontologia leva em consideração 10 quesitos para avaliar o desempenho dos municípios, entre eles a comprovação da existência de formação permanente para profissionais que atuam na saúde bucal. Outro aspecto usado na contagem dos pontos é a presença de uma assistência odontológica especializada no município. Florianópolis possui duas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a terceira está em fase final da construção. Nestas unidades, a presença de equipes odontológicas com atendimento de urgência e emergência é um diferencial.

“Não é obrigatória a existência deste atendimento nas UPA, mas nós incluímos este serviço, pois vimos que é necessário para a população”, informa a dentista coordenadora da Saúde Bucal, Marynes Terezinha Reibnitz.

Para Marynes, o prêmio é um reconhecimento nacional do serviço elaborado ao longo dos últimos anos. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem recebendo está premiação nos últimos cinco anos. “Neste histórico de cinco anos, demonstramos um trabalho consistente de qualidade que apresenta bons frutos. Conseguimos nos tornar a capital referência em Saúde Bucal, com o menor índice de cárie entre as crianças com idade até 12 anos”.

A pesquisa citada por Marynes foi realizada em 2010 pelo Ministério da Saúde com todas as capitais brasileiras e mostrou que 68% das crianças com 12 anos de idade estão livres da cárie, muito acima da média nacional que chega aos 43%.

Além de equipes da Saúde Bucal em todas as unidades de saúde que fazem o atendimento primário, o município conta com dois Centros de Especialidades Odontológicas que estão localizadas uma na Policlínica do Centro, e outra na Policlínica do Continente.


galeria de imagens