Secretaria Municipal de Saúde

20/01/2015 - Saúde
Continente terá cães e gatos microchipados
Trabalho começará com ação no Parque de Coqueiros e depois chegará ao Jardim Atlântico e Estreito

foto/divulgação: PMF

Microchipagem de animais domésticos é exigida por lei municipal

Cães e gatos de famílias de baixa renda da região continental de Florianópolis serão microchipados gratuitamente em ações especiais promovidas pela Diretoria de Bem-Estar Animal (Didea) a partir de fevereiro. O primeiro mutirão ocorrerá no Parque de Coqueiros, de 3 a 6 de fevereiro, das 9 ao meio-dia e das 13h30 às 16 horas. Nesta etapa, 400 animais domésticos das comunidades próximas receberão o microchip. Os próximos bairros a ser atendidos serão Jardim Atlântico e Estreito.


O censo de cães e gatos por meio do implante de microchip facilita a localização do responsável pelo animal, reduzindo as possibilidades de abandono e possibilitando o controle populacional e de zoonoses. O equipamento tem o tamanho de um grão de arroz e é implantado com uma injeção na nuca do bicho. O microchip contém nome, CPF e endereço do responsável, além de informações sobre castração e vacinas do animal.


Para o procedimento gratuito, é necessário levar CPF, comprovante de residência e comprovante de renda (inferior a três salários mínimos) do proprietário ou responsável. A microchipagem é exigida pela lei complementar municipal nº 383/10 para todos os animais domésticos que vivem na Capital. Famílias com renda superior a três salários mínimos devem fazer o procedimento em clínicas veterinárias particulares.