Secretaria Municipal de Saúde

02/07/2015 - Saúde
Saúde de Roraima vem aprender com Florianópolis
Comitiva da Secretaria de Saúde de Boa Vista (RR) fica até sexta-feira para imersão na rede de saúde de Florianópolis

foto/divulgação: SMS

Encontro de equipes de saúde promove trocas de experiências

Uma comitiva da Secretaria de Saúde de Boa Vista (RO) voou pelo menos cinco horas para chegar a Florianópolis com um objetivo: conhecer o que faz da capital catarinense referência nacional no atendimento à população em Atenção Primária à Saúde. Informações sobre o uso do prontuário eletrônico, a regulação das filas para especialidades e exames e o acolhimento nas unidades básicas de saúde estavam na pauta dos visitantes, que levaram na bagagem uma experiência rica, que ajudará a reformular a rede de saúde da capital de Roraima.


Há 60 dias à frente da Secretaria de Saúde de Boa Vista, Rodrigo de Holanda Menezes Jucá contou que as experiências exitosas de Florianópolis na área da saúde são referência para ele há muito tempo.  Nos encontros promovidos em três dias, ele e a equipe conheceram tanto a estrutura física dos centros de saúde e a qualidade do atendimento, quanto o trabalho iniciado há anos para fazer da capital catarinense a primeira a alcançar 100% de cobertura populacional da Estratégia de Saúde da Família.


Prontuário eletrônico


Um dos grandes interesses da comitiva de Roraima foi a apresentação do prontuário eletrônico. O sistema usado em Florianópolis permite que as informações de saúde do paciente sejam acessadas pelos profissionais em toda a rede de saúde da Capital. “Estamos em fase inicial de negociação com o Governo de Santa Catarina para sermos piloto de um projeto que pretende integrar o prontuário municipal à rede de hospitais do Estado”, contou o secretário de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho Junior.


Outro foco do encontro foi o manejo e a regulação das filas para exames e consultas com especialistas. O secretário roraimense ficou impressionado com a informação de que em Florianópolis o pagamento da prestação de serviços credenciados da rede particular é feito apenas com a tabela SUS, sem que haja custos extras para o município. 


galeria de imagens