Secretaria Municipal de Saúde

01/09/2015 - Saúde
Bem-Estar Animal retoma mutirões nos bairros
Ações começaram no Centro, Monte Cristo e Nova Descoberta

foto/divulgação: Arquivo/Petra Mafalda

Ações são feitas em parceria com voluntários nas comunidades

A cadela Fiel e seus 11 filhotinhos foram o ponto de partida para a retomada dos trabalhos da Diretoria de Bem-Estar Animal (Dibea) em mutirões pelas ruas de Florianópolis. Nesta semana, Centro, Monte Cristo e Nova Descoberta recebem a visita dos profissionais da diretoria para orientações, vermifugação e castração dos animais.


O chamado no Centro para atender aos filhotes de Fiel levou os veterinários a atuarem com outros cães que vivem nas ruas da Capital. Nos próximos dias serão aplicados vermífugos e será feita a microchipagem, além da cirurgia para esterilização. Nesta terça-feira (1º) foi a vez da carrocinha pegar os cães e gatos que precisam de castração no Monte Cristo.


Na próxima quinta-feira (3), será a vez de levar à comunidade da Nova Descoberta atendimento clínico completo a cerca de 30 animais, entre cães e gatos. Os veterinários farão exames, levarão  medicamentos e mapeamento para microchipagem e castração.


Desde abril de 2013, mais de 9 mil animais passaram pela esterilização cirúrgica gratuita na Capital. A Dibea tem caminhão próprio para o transporte dos cães e gatos e os leva e traz a pontos específicos anunciados previamente. Quem faz o cadastramento e a organização do processo são voluntários que atuam na comunidade que será visitada pelas equipes.


Apesar de o processo de castração ser rápido – a cirurgia dura menos de meia hora – os voluntários recolhem os animais nas comunidades, os levam até a Dibea, onde é realizada a operação, e só no dia seguinte eles são devolvidos aos donos. São priorizados cães e gatos que têm proprietários, porque, após o procedimento cirúrgico, eles precisam ser observados por um responsável durante uma semana.


Para ter acesso à castração gratuita é preciso apresentar documento de identidade, que será usado para cadastro como dono do animal, comprovante de residência em Florianópolis e comprovante de renda familiar de até dois salários mínimos. 


Para informações sobre o roteiro do serviço, ligue 3237-6890 ou escreva para coobea.pmf@gmail.com.