Secretaria Municipal de Saúde

26/11/2015 - Saúde
Córrego Grande: ações semanais contra dengue
Ação conjunta entre centro de saúde e conselhos comunitários será realizada até amanhã

foto/divulgação: SMS

Ação no bairro começou na semana passada

As equipes do Centro de Saúde do Córrego Grande preparam ações semanais de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. Nesta sexta-feira (26), das 9 às 11h30, haverá “pedágio” em frente à unidade de saúde, com distribuição de material e conscientização da população e dos motoristas que passam pelo local. Além disso, alunos das escolas públicas do bairro terão atividades de teatro e contação de histórias relacionadas ao tema.


No mesmo dia, grupos de mães e de idosos receberão folhetos com informações sobre como prevenir a dengue. As atividades começaram na quarta-feira (25), com orientações à Associação de Moradores do Córrego Grande.


Esta é a segunda semana em que o centro de saúde, em parceria com os conselhos comunitário e local de saúde, promove ações de luta contra o Aedes aegypti. Após treinamento no bairro, que mostrou que há nove focos do mosquito identificados no Córrego Grande, profissionais da unidade reuniram-se com o conselho local de saúde e com o conselho comunitário e decidiram iniciar a mobilização.


Na semana passada, foram distribuídos panfletos com dicas para eliminar os criadouros do transmissor da dengue. Além disso, um carro de som passou pelas principais ruas da região, levando informações e dicas para prevenir a doença. 


Ações da Prefeitura


A Prefeitura trabalha no monitoramento e no controle dos focos do transmissor da dengue, criando uma comissão que reúne semanalmente suas principais Secretarias e a Comcap com o Programa de Combate à Dengue. O Município iniciou uma grande campanha, envolvendo a população, associações de bairro e de classe, escolas e creches e todas as equipes de fiscalização da Prefeitura.


Fiscais de todas as Secretarias da Prefeitura que atuam em campo foram capacitados para dar apoio ao Programa de Combate à Dengue, tanto no trabalho de conscientização como nas denúncias de possíveis focos do Aedes aegypti. Além disso, a Capital aproveitou a Semana de Combate à Dengue, de 23 a 27 de novembro, para endurecer a luta contra os focos do mosquito transmissor da doença.


Dois tipos de operação integrada de fiscalização começaram na segunda-feira, uma focando nos terrenos baldios e a outra nos chamados pontos estratégicos: ferros-velhos, borracharias e oficinas mecânicas, entre outros. Essa força-tarefa seguirá até o fim do verão.


Desde o começo do ano, foram encontrados 232 focos do mosquito Aedes aegypti, sendo 189 no Continente, 29 no Norte, cinco no Centro e nove no Leste. Em 2015 foram notificados 381 casos suspeitos de dengue, sendo 49 confirmados (nenhum autóctone) e 19 estão em investigação. A capital catarinense segue sem registros de contaminação de dengue dentro do próprio território.


galeria de imagens