Secretaria Municipal de Saúde

05/02/2016 - Saúde
Saúde capacita soldados contra o Aedes aegypti
Nos próximos dias, deve sair a definição do Ministério da Defesa sobre a cessão de 120 pessoas para atuar no combate ao mosquito

foto/divulgação: 63º Batalhão de Infantaria

Exército recebe capacitação para combate ao Aedes aegypti

A Secretaria de Saúde treinou perto de 120 soldados do 63º Batalhão de Infantaria para atuação no combate ao Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O Ministério da Defesa ainda não respondeu oficialmente ao pedido de ajuda do Exércirto na varredura dos imóveis em locais onde há infestação do mosquito, mas o batalhão do Estreito já começará o trabalho em suas instalações.

 

Nesta sexta-feira, 16 mil proprietários de terrenos baldios receberam notificações da Prefeitura para que façam a limpeza e regularização das áreas com potencial para abrigar criadouros do mosquito. Eles têm 15 dias para atender à notificação. Nesse período, os locais serão visitados novamente e, caso persista a irregularidade, os proprietários serão multados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMDU).

 

Durante o Carnaval, as equipes de agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde manterão o trabalho de varredura a imóveis em áreas de infestação do mosquito Aedes aegypti. “É importante lembrar que precisamos que a população receba os agentes. Não há punição, mas sim a correção e conscientização sobre possíveis focos do mosquito no ambiente”, explicou o prefeito Cesar Souza Junior em entrevista coletiva, nesta semana.


galeria de imagens