Secretaria Municipal de Saúde

25/08/2016 - Saúde
Florianópolis conquista mais um prêmio InovaSUS
Secretaria de Saúde levou o 14º lugar na categoria Gestão do Trabalho, entre os 20 vencedores

foto/divulgação: SMS

Capital conquista prêmio em duas categorias do Inovasus

A Secretaria de Saúde de Florianópolis conquistou o 14º lugar, entre os 20 vencedores do Prêmio InovaSUS, na categoria Gestão do Trabalho na Saúde, com o trabalho intitulado "Formação de Apoiadores Institucionais: fortalecendo a atenção básica por meio do protagonismo coletivo". Esta foi a segunda premiação do ano – a primeira foi o segundo lugar na categoria Gestão da Educação.

 

O Prêmio InovaSUS - promovido pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), em parceria com a Organização Pan-americana de Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) - busca reconhecer, incentivar e premiar projetos e experiências inovadoras na gestão do trabalho e da educação na saúde no âmbito do SUS. 

 

Projeto vencedor

No início de 2015, a Diretoria de Planejamento e a Diretoria de Atenção Primária em Saúde formularam uma proposta de formação de apoiadores institucionais com dois propósitos básicos: proporcionar um espaço de formação e discussão entre os distritos sanitários e auxiliar no diagnóstico e implantação da carteira de serviços da Atenção Primária nos centros de saúde.

 

Com o projeto “Formação de Apoiadores Institucionais” foram promovidos seis encontros sequenciais com temas pré-estabelecidos, sendo as temáticas dos encontros subsequentes definidos posteriormente com os próprios apoiadores. Entre os resultados  conquistados estão a naturalização da figura do apoiador nas unidades de saúde, maior capacidade de entendimento do apoiador sobre os processos internos das unidades e a melhor receptividade dos trabalhadores na promoção de mudanças nos centros de saúde.

 

Além disso, o projeto consolidou a cultura de planejamento, com a verificação de diagnóstico qualitativo das unidades e a estruturação do distrito para planejamento distrital, focando na resolução de problemas comuns ao invés de questões puramente burocráticas.