Secretaria Municipal de Saúde

07/03/2019 - Saúde
Prefeitura de Florianópolis implanta novo prontuário eletrônico
Novo sistema é uma ferramenta necessária para a implantação do Programa Alô Doutor, pois permitirá o acesso e a integração de informações de toda a rede municipal de saúde

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Novo prontuário

A partir da próxima segunda-feira, 11 de março, será instalado em todas as unidades de saúde o novo prontuário eletrônico. Nas UPAs a mudança do sistema ocorre no dia 9. Esse novo sistema é uma ferramenta necessária para a implantação do Programa Alô Doutor, pois permitirá o acesso e a integração de informações de toda a rede municipal de saúde.

Nesse primeiro momento a mudança de sistema beneficiará os processos de trabalho dos profissionais da saúde das unidades de saúde, UPAs, laboratório e da Secretaria Municipal de Saúde. A partir de julho, a plataforma estará disponível para o usuário, que através da instalação de um Aplicativo poderá fazer o agendamento ou cancelamento de consultas pelo aparelho celular. “As informações serão migradas por etapas, nossa expectativa é que em setembro o aplicativo esteja com todas as ferramentas disponíveis. Por exemplo, o usuário além de fazer o agendamento de serviços, poderá acessar todo o seu histórico de atendimento”, explica o secretário municipal de saúde, Carlos Alberto Justo da Silva.

O QUE MUDA

O novo sistema vai integrar informações referentes à lista de espera, estoque de medicamentos, informações dos usuários e procedimentos realizados pelas clínicas prestadoras de serviços. “O sistema de prontuário que utilizamos hoje foi implantado em 2002 e já não atende a demanda da rede, pois não integra as informações, fazendo com que os profissionais utilizem instrumentos paralelos como planilhas para controlar e registrar os dados”, ressalta o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde pede a compreensão dos usuários se houver algum tipo demora no atendimento. Todos os servidores da saúde receberam treinamento para utilizar a nova plataforma e todos os ajustes operacionais foram realizados, mas é possível que nos primeiros dias o atendimento aos usuários seja um pouco mais demorado, até a ferramenta ser totalmente reconhecida pelos servidores. “Haverá um período de adaptação. Nas unidades maiores teremos auxílio técnico presencial e nas demais, suporte 24h, mas mesmo assim podem ocorrer imprevistos”, finaliza o secretário.