Secretaria Municipal de Saúde

19/03/2019 - Saúde
Florianópolis confirma 5º caso autóctone de dengue

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Criadouros são vistoriados semanalmente pelos fiscais da prefeitura

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis confirma, nesta terça-feira (19) o 5º caso autóctone de dengue no município em 2019. O paciente é um homem, de 39 anos, morador do bairro Agronômica e passa bem.

A Vigilância em Saúde já realizou as ações para bloqueio de transmissão da doença. Equipes do Centro de Controle de Zoonoses realizaram visitas em um raio de 150 metros a partir da residência e local de trabalho do paciente autóctone para orientar as pessoas e eliminar água parada, ou seja, todos os locais removíveis que são potenciais criadouros do mosquito foram vistoriados.

No momento outros 69 casos estão sendo investigados de diferentes regiões da cidade. Em todos estes casos as equipes da Vigilância em Saúde estão realizando a Pesquisa Vetorial Específica, que visa recolher informações, vistoriar possíveis criadouros do mosquito para eliminar a água parada e orientar os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis solicita o empenho de toda a população para auxiliar na eliminação de qualquer recipiente e depósito de água, principais potenciais de criadouros do mosquito aedes aegyti. Atualmente Florianópolis possui 550 focos com larvas do mosquito.