Secretaria Municipal de Saúde

05/02/2014 - Saúde
Saúde tem recorde em atendimento especializado
Mais de 1 milhão de procedimentos foram realizados com investimento superior a R$ 12 milhões

foto/divulgação: Divulgação

Em 2013 foram realizados 1.270.318 procedimentos

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis alcançou em 2013 um feito histórico: realizou 1.270.318 procedimentos, entre consultas e exames de média e alta complexidade. No total foram atendidas 79.190 pessoas a mais do que no mesmo período de 2012.


Apenas em relação a consultas médicas especializadas (cardiologia, oftalmologia, neurologia, pneumologia, etc.) ou de outros profissionais (Fisioterapia, Fonoaudióloga, etc.) nas Policlínicas municipais foram 42 mil atendimentos a mais, quando comparado com o ano de 2012.

“Reduzir as filas de espera por procedimentos especializados é uma das grandes metas de nossa gestão e um dos pilares do compromisso com a saúde do prefeito Cesar Souza Júnior. Hoje, temos 86% dos nossos 229 procedimentos ofertados pelo Município com vagas oferecidas em no máximo de 90 dias. Mais de 65% são realizadas no mesmo mês”, informa o secretário de Saúde Daniel Moutinho Jr.

Em 2014, a meta da Secretaria de Saúde é ampliar ainda mais o atendimento, através da realização de contratações públicas com prestadores privados e com a compra de novos equipamentos. Além disso, estaremos investindo recursos em parceria com o Ministério da Saúde e a UFSC, com a realização de consultas médicas especializadas à distância.

Desta forma, os Médicos de Família que atendem nos 50 Centros de Saúde da Capital vão poder pedir um parecer técnico ao especialista das Policlínicas, o que reduzirá o número de encaminhamentos e aumentará a agilidade no atendimento ao cidadão.