Secretaria Municipal de Saúde

04/09/2014 - Saúde
Segunda dose da vacina contra HPV está disponível
Todas as meninas que tomaram a primeira dose devem receber a segunda aplicação

foto/divulgação: Divulgação SMS

Vacinas já estão disponivéis

Meninas de 11 a 13 anos já podem voltar aos Centros de Saúde (CS) de Florianópolis para tomar a segunda dose da vacina contra o vírus HPV (papiloma vírus humano). A primeira aplicação foi em março deste ano e conseguiu imunizar cerca de 140 mil adolescentes no município, o que representa 95% do público alvo atingido. Para receber a vacina, é preciso deslocar-se  até a unidade de saúde mais próxima, apresentar a carteira de vacinação e um documento de identificação.

A vacina é gratuita está sendo oferecida em todas as escolas públicas e privadas, além de todos os Centros de Saúde da Capital: pela manhã, entre 8 e 12 horas; à tarde, das 13 as 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Segundo a gerente da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ana Cristina Vidor, todas as jovens que tomaram a primeira dose em março devem também se proteger com esta segunda aplicação.


“É necessário que todos os esforços sejam empreendidos, uma vez que a segunda dose da vacina é fundamental para garantir a proteção da adolescente até o recebimento da terceira dose, daqui a cinco anos”, diz. Nas meninas entre 9 a 13 anos, a vacina é altamente eficaz, induzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida.


Ainda segundo Ana, meninas que receberam a primeira dose aos 13 anos de idade e já completaram 14 anos devem receber a segunda dose. Já as jovens que ainda vão iniciar o esquema neste ano de 2014, deverão estar na faixa etária entre 11 e 13 anos, 11 meses e 29 dias de idade. “Portanto todas as adolescentes nessa faixa etária, caso não tenham sido vacinadas na implantação em março, poderão iniciar esquema com HPV”, completa.


No próximo ano a vacina será oferecida também para meninas de nove anos. A imunização foi incluída pelo Ministério da Saúde no Calendário Nacional de Vacinação para prevenir o câncer de colo de útero, que mata por ano 275 mil mulheres em todo o mundo e é a terceira causa de morte de mulheres no país.


HPV


Vírus transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas por meio de relação sexual. Também pode ser transmitido da mãe para filho no momento do parto. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que 290 milhões de mulheres no mundo são portadoras da doença, sendo 32% infectadas pelos tipos 16 e 18. Em relação ao câncer de colo do útero neste ano, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 15 mil novos casos.


Fonte: Ministério da Saúde (MS)


galeria de imagens