Secretaria Municipal de Saúde

04/09/2014 - Saúde
Debate de Ideias com candidatos a governo superou expectativas
Planejamento e educação foram as palavras chaves do debate entre os Candidatos ao Governo e a Rede Vida no Trânsito

foto/divulgação: Tatiana Stock

O evento foi divulgado ao vivo através da ferramenta Twitcan através do twitter @VidaRede

O Debate de Ideias realizado na quarta-feira (03), pela organização Rede Vida no Trânsito lotou o auditório da faculdade Anhanguera, em São José. Cinco dos oitos candidatos ao Governo de Santa Catarina estiveram presentes ao evento que durou cerca de duas horas. Afrânio Bonppré (PSol), Claudio Vignatti (PT), Elpídio Neves (PRP), Gilmar Salgado (PSTU) e Marlene Soccas (PCB); responderam a rodadas de perguntas organizadas pela Rede e também pelos acadêmicos.

As perguntas feitas pela comissão organizadora foram focadas na mobilidade urbana e na violência no trânsito. No inicio da conversa foi concedido a cada candidato um minuto para se apresentar de forma genérica.

Contentes com o sucesso do debate, os candidatos puderam falar sobre as ideias que pretendem implementar se eleitos. Durante a conversa os temas planejamento e educação foram os mais debatidos. “Se quisermos ter cidadãos bem educados no trânsito, devemos investir em educação”, declarou o candidato Elpídio Neves (PRP). Claudio Vignatti (PT) destacou a importância de planejar. “Nós precisamos avançar no planejamento urbano, só assim vamos reverter o problema de trânsito em nosso estado”, afirma.

Já Marlene Soccas do PCB só chegou no último bloco do debate, mesmo assim falou sobre a mobilização dos cidadãos para garantir seus direitos. “Nós precisamos nos organizar e estarmos mobilizados para conseguirmos conquistar nosso direito a um transporte digno e eficiente”, afirmou.

Afrânio Bonppré do Psol, explicou que não só ações punitivas podem modificar a realidade do trânsito do estado. “Além de ações que punam os cidadãos infratores, é importante também levarmos as questões do trânsito para salas de aula”, explica.

Gilmar Salgado (PSTU) abordou questões relacionadas à transporte público e marítimo. “O governo precisa dar prioridade para o transporte coletivo, pois é dessa forma que vamos conseguir diminuir acidentes e engarrafamentos”, declara.

Entre os questionamentos feitos pelos alunos da faculdade estavam a reforma da ponte Hercílio Luz e o uso de drogas lícitas e ilícitas antes de dirigir.

“O propósito do debate surgiu de reuniões entre os 23 parceiros da Rede Vida no Trânsito que procuravam uma maneira de fomentar entre a comunidade o interesse no assunto violência no trânsito. Nossa meta é modificar a realidade do trânsito de Florianópolis e fazer com que até 2020 Florianópolis seja referencia de respeito e paz no trânsito”, explica a médica Doutora e coordenadora da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Florianópolis (SMS), Jane Laner Cardoso.

O evento foi divulgado ao vivo através da ferramenta Twitcan através do twitter @VidaRede e todo o encontro foi gravado pela equipe de áudio e vídeo da faculdade Anhanguera. Esse material será editado e disponibilizado pela Rede em breve.

Conheça as instituições que compõem a Rede Vida no Trânsito

A Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (AFLODEF); a Associação de Moradores e Amigos do Carianos (AMOCAR); a Associação de Motociclistas Grande Florianópolis (AMO Floripa); o Blog Minha 1ª Moto; o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, o Detran Santa Catarina; a Diretoria de Vigilância em Saúde de Santa Catarina, a Faculdade Anhanguera, a Guarda Municipal de Florianópolis; o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (ICETRAN); o Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (Icom); o Instituto Médico Legal de Santa Catarina (IML); o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); o Ministério Público de Santa Catarina (MP), a Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Polícia Militar de Santa Catarina (PM); o Serviço de Atendimento de Médico de Urgência (SAMU) do Estado de Santa Catarina. A Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Santa Catarina; SESC Florianópolis; o Serviço Social do Comércio de Santa Catarina (SESC); o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte de Santa Catarina (SEST/SENAT); o Sindicato dos Trabalhadores em Centros de Formação de Condutores no Estado de Santa Catarina (SINTRAUTA); a Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis; a Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis (SMS); TatiStock Fotografia; e a ViaCiclo.