Secretaria Municipal de Saúde

05/09/2014 - Saúde
Boletim traz indicadores na área da saúde
Produzido pela Vigilância Epidemiológica publicação destina-se a servidores da SMS

foto/divulgação: logo

Nesta publicação os dois principais assuntos trazem números que envolvem a avaliação da qualidade da atenção à saúde

Já está disponível a 3ª edição do Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Nesta publicação os dois principais assuntos trazem números que envolvem a avaliação da qualidade da atenção à saúde prestada em Florianópolis. A primeira matéria revela o número de óbitos por mortes evitáveis, já a segunda questão segue em torno das principais doenças infecciosas notificadas no município.


A gerente da Vigilância em Saúde, Ana Cristina Vidor explica que a avaliação da situação de Florianópolis em relação aos óbitos evitáveis poderá ajudar a secretaria a se apropriar deste indicador para medir a efetividade das intervenções em saúde da população. “Usar esses índices irá contribuir para a avaliarmos a efetividade dos diversos níveis de atenção e assistência. Isso irá possibilitar no planejamento e ajudará a melhoria contínua de todo o sistema municipal de saúde”, conclui.


A segunda parte do boletim traz a situação das infecções pelo HIV, as hepatites virais e a tuberculose que representam as principais doenças infecciosas notificadas na cidade. Isoladamente, cada uma destas doenças leva Florianópolis a uma posição de destaque entre as capitais brasileiras. Em relação à Aids, por exemplo, entre os anos de 1980 e 2013 foram registrados 686.478 casos no Brasil, sendo 64,9% em homens e 35,1% em mulheres. Deste total, 95.516 (13,9%) residiam na região sul, sendo 34.547 em Santa Catarina, o que corresponde a aproximadamente 30% dos casos de toda a região sul.