Secretaria Municipal de Saúde

23/09/2014 - Saúde
Boletim Ebola é atualizado pela SMS
Além do alerta, uma nota técnica também foi divulgada pela vigilância a fim de orientar profissionais da área da saúde

foto/divulgação: Divulgação

Vigilância atualiza situação do vírus ebola

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) divulgou na última sexta-feira (19) um alerta atualizando a situação do ebola nos países Africanos. Além do boletim, uma Nota Técnica orientando quais condutas a serem adotadas frente a casos do vírus, também foi disponibilizado pela Vigilância.  No alerta,  dados e tabelas sobre os países com o surto do vírus foram atualizados.  

A Nota Técnica redigida pela Vigilância em Saúde da SMS trás um passo a passo de como os profissionais da saúde devem se comportar frente caso sejam necessários cuidados com o isolamento dos pacientes que estejam com a suspeita do vírus ebola.

Atualmente, há relatos de casos em somente duas cidades na Nigéria. Em Lagos foi identificado o primeiro caso em 20 de agosto. Todos os contatos deste caso ficaram sob observação e 15 desenvolveram a doença. Até o momento, já foram identificados 523 contatos deste caso, dos quais 359 ainda estão em período de incubação e sendo monitorados por uma força tarefa.

O Ministério da saúde disponibilizou na página oficial, um questionário com as perguntas mais frequentes a respeito do ebola que pode ser conferido aqui