Secretaria Municipal de Saúde

28/10/2014 - Saúde
Divulgado novo boletim sobre situação do Ebola no mundo
Alerta contém orientações e informações sobre o surto

foto/divulgação: Divulgação

Surto do Vírus ebola

A situação epidemiológica do Ebola foi atualizada pela Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O boletim que traz novos dados sobre o vírus, orienta a população e os profissionais de saúde como proceder em situações de risco.


Até a última quarta-feira (22), foram identificados 9.936 casos e 4.877 mortes pelo Ebola. Destes, 99,75% dos casos e 99,81% dos óbitos ocorreram na Guiné, Libéria e Serra Leoa.


Neste mesmo dia (22), ocorreu a terceira reunião do Comitê Internacional de Emergência Relacionado ao Surto de Ebola na África Ocidental. O encontro, convocado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), discutiu o aumento do número de casos na Guiné, Libéria e Serra Leoa e a nova exportação de casos na Espanha e Estados Unidos da América.

Na Espanha, o único paciente com transmissão autóctone de Ebola teve seu exame negativo para a doença pela segunda vez no dia 21 de outubro. Outros 83 contatos estão sendo monitorados. Já nos Estados Unidos, um novo caso foi confirmado no dia 23 de outubro. Três contatos próximos estão em observação.