Secretaria Municipal de Saúde

10/12/2014 - Saúde
Cidade vai sediar encontro de amamentação
Decisão foi apresentada durante assembleia geral da rede, em Manaus

foto/divulgação: Martinho Guizzo/Arquivo

Capital incentiva ações como a Hora do Mamaço, no Parque de Coqueiros

Florianópolis foi escolhida pela IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar) para sediar o XIV Encontro Nacional de Aleitamento Materno (Enam) e o IV Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável, que ocorrerão daqui a dois anos.


A Capital apresenta índice de prevalência de 52,4% em bebês menores de 6 meses – maior do que a média nacional, que é de 41%. Os dados são da Pesquisa Nacional de Prevalência em Aleitamento Materno.


O encontro será promovido pela Rede IBFAN Brasil, em parceria com a as secretaria estadual e municipal de Saúde, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e outras entidades representativas. 


Incentivo


A Prefeitura desenvolve ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno para aumentar ainda mais as taxas de amamentação. Entre elas estão a adesão à licença maternidade de seis meses para funcionárias municipais, os bancos de leite, a Central de Incentivo ao Aleitamento Materno e a criação dos grupos de gestantes na iniciativa pública e privada.


Atualmente, a Secretaria de Saúde tem 35 tutores da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, iniciativas do Ministério da Saúde, que propõem atividades voltadas ao incentivo à amamentação e alimentação saudável adequadas à realidade de cada região.


Os Cantinhos da Amamentação, espaços destinados à promoção do aleitamento materno, já estão presentes em 18 centros de saúde. Além disso, o projeto “Creche Amiga da Amamentação” é desenvolvido em 32 unidades de educação infantil da rede municipal, executado e coordenado pelo Capital Criança junto a SME, com apoio do Programa Saúde na Escola.