Secretaria Municipal de Saúde

15/01/2015 - Saúde
Fan page da Dibea ajuda na adoção de animais
Criada há seis meses, página da Diretoria de Bem-Estar Animal levou mais pessoas ao canil em busca de cães e gatos

foto/divulgação: Petra Mafalda/Arquivo

Animais saem da Dibea vacinados, castrados e vermifugados

A Diretoria de Bem-Estar Animal de Florianópolis (Dibea) vem comprovando, nos últimos meses, o poder do compartilhamento de informações das redes sociais, principalmente quando o assunto são cães e gatos. Criada há seis meses e curtida por enquanto por 4.419 pessoas, a fan page Adote um Amigo ajudou de forma consistente a impulsionar a adoção dos moradores do canil municipal. De lá para cá, quase 200 bichinhos ganharam novos lares.


A página facilita o acesso aos dados dos animais, identificando-os pelo nome e por suas especificações, com fotos. Quem os leva para casa não precisa se preocupar com a primeira vacina ou a castração, no caso de terem mais de seis meses. Os animais disponíveis para adoção já passaram por estes procedimentos, são vermifugados e microchipados (no caso dos cães), antes de serem entregues aos novos donos.


A microchipagem dá, ainda, o direito a atendimento ambulatorial gratuito pela Prefeitura de Florianópolis enquanto viverem, independentemente da renda do dono. O canil da Dibea tem capacidade máxima para abrigar 80 animais. Há sete anos, os bichinhos participam do projeto “Cão Terapia”, voltado a exercitar, distrair, socializar e, principalmente, preparar os animais resgatados pela Dibea para a adoção.


Para adotar cães ou gatos, os interessados devem ter idade mínima de 21 anos, apresentar RG e CPF e preencher termo de responsabilidade, após entrevista. Para quem mora em apartamento, principalmente se for adotar um gato, é recomendada a instalação de rede de proteção nas janelas e sacadas.