Secretaria Municipal de Saúde

07/04/2015 - Saúde
UPA Continente deve receber verba estadual
Para abertura da unidade 24 horas, Florianópolis aguarda parceria do Estado

foto/divulgação: Arquivo SMS

Abertura ocorrerá no primeiro semestre

O Continente está prestes a receber uma das mais importantes obras na área da saúde neste semestre. Com vocação para atender a pacientes da região metropolitana de Florianópolis, principalmente de São José, a UPA Continente aguarda sinal verde do governo estadual para ser inaugurada. Seu custo operacional de aproximadamente R$ 1,7 milhão/mês e sua proximidade com os municípios vizinhos exige o aporte financeiro do Estado.


“Temos a certeza de que receberemos pacientes de outros municípios, principalmente por causa da localização, mas não podemos fugir da nossa vocação e da nossa responsabilidade como capital”, avaliou o prefeito Cesar Souza Junior. As negociações nesse sentido estão avançadas e o governador Raimundo Colombo já sinalizou o apoio ao Município.


Na UPA Continente, serão atendidos usuários com quadro agudo, as chamadas urgências na área médica. A expectativa é de que se mantenha o índice de 97% de resolutividade apresentado tanto pela UPA Norte (em Canasvieiras) quanto pela UPA Sul (no Rio Tavares) da Ilha. A média de atendimentos deverá ser de 100 mil/ano.


Segundo o secretário de Saúde, Daniel Moutinho Junior, a abertura desta UPA irá aliviar de forma consistente a demanda por atendimento de urgências e emergências para a região. Haverá uma equipe médica por turno de 12 horas, cada uma composta por quatro médicos, dois enfermeiros e outros profissionais, com 10 leitos de observação e estabilização.


A previsão é a de que 100 profissionais de saúde trabalhem no local.


Estrangeiros


Mesmo localizadas na Ilha, as demais UPAs de Florianópolis também recebem pacientes de outros municípios da região metropolitana e turistas nacionais e estrangeiros. Em 2014, dos 378,6 mil atendimentos nas duas unidades, 13,1 mil foram de pessoas de fora. No verão, a demanda de estrangeiros aumenta cerca de 20%, tanto no Norte como no Sul da Ilha.