Secretaria Municipal de Saúde

10/04/2015 - Saúde
Mortes no trânsito: Rede Vida inicia nova campanha
Em 2014 houve 83 óbitos nas vias de Florianópolis – 30 a mais do que no ano anterior

foto/divulgação: Laís Cerqueira/ICOM Florianópolis

Reunião na manhã desta sexta-feira (10) inicia mobilização para campanha de prevenção

Em 2014, o trânsito de Florianópolis matou pelo menos 55% mais pessoas do que no ano anterior. A grande maioria dos óbitos está relacionada à mistura da alta velocidade com o uso de bebida alcoólica. A análise ainda é preliminar e o boletim completo deverá ser divulgado em maio, mas já mobiliza a Rede Vida no Trânsito para a criação de campanhas que visam à conscientização sobre o tema.


Os dados são levantados pelo grupo de informação formado pela Secretaria de Saúde da Capital, Samu, Instituto Médico Legal, Instituto de Planejamento Urbano (IPUF), Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Rodoviária, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, que compõem, com mais 27 organizações, a Rede Vida no Trânsito.


De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde de Florianópolis, Leandro Pereira Garcia, o salto de 53 para 83 óbitos no trânsito da Capital já era esperado. “O ano anterior foi atípico, com menos mortes. Ainda estamos estudando alguns dos casos, mas já sabemos que a tendência é de que os acidentes mais graves se mantenham relacionados à alta velocidade e a ingestão de bebidas alcoólicas”, afirma.


As informações, que são continuamente atualizadas e analisadas, ajudarão a promover ações conjuntas de prevenção aos acidentes. Uma delas – a criação de uma campanha mostrando que a fiscalização deve ser encarada como uma ação de prevenção e proteção à vida – está em fase de planejamento.


Rede


A Rede Vida no Trânsito de Florianópolis foi criada em 2013 com a proposta de envolver os governos, em todos os níveis e âmbitos de competência, e da sociedade civil para o enfrentamento da grave realidade da violência no trânsito. O grupo executa as estratégias do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária, que tem a meta de reduzir em 50% a mortalidade e lesões decorrentes do trânsito em 10 anos.


O grupo de informações da Rede reúne-se quinzenalmente para análise dos óbitos relacionados ao trânsito ocorridos no município, procurando identificar os principais fatores que contribuíram para a ocorrência do acidente e da morte. Assim, as ocorrências são georreferenciadas, os fatores associados são identificados e as estratégias de intervenção são subsidiadas.