Secretaria Municipal de Saúde

18/05/2015 - Saúde
BCG: Saúde recorre ao MP/SC por vacinação
SMS irá notificar Ministério Público de Santa Catarina sobre desabastecimento

foto/divulgação: Banco de imagens

As crianças não imunizadas agora serão chamadas quando a situação se normalizar

A Secretaria de Saúde de Florianópolis irá notificar o Ministério Público de Santa Catarina sobre o desabastecimento da vacina BCG, responsável pela proteção contra formas graves de tuberculose em crianças. Desde o início deste ano, o Ministério da Saúde vem informando problemas na produção desta vacina, o que tem provocado o desfalque dos estados e municípios em todo o país. Nesta semana, mais uma vez, o estoque terminou em Florianópolis.


No ofício que será entregue nesta segunda-feira (18) à promotora Sônia Maria Demeda Groisman Piardi, o secretário Daniel Moutinho Junior solicita apoio ao Ministério Público para que atue junto aos órgãos competentes para garantir às crianças de Florianópolis o direito básico de vacinação.


Florianópolis aplica BCG em quase 10 mil crianças/ano, entre a vacinação nas maternidades e nas unidades de referência. Com este desabastecimento, desde fevereiro o município ficou com estoque crítico da vacina, e precisou priorizar a vacinação nas maternidades.


No mês de março, a Capital ficou com estoque mínimo ou zerado por mais de 20 dias, o que resultou que quase 680 crianças deixaram de ser vacinadas no período. Destas, aproximadamente 350 são moradoras da Capital.


Enquanto a situação não volta ao normal, é importante que as mães procurem uma das unidades de referência do município para cadastrarem os recém-nascidos. Assim que os estoques foram regularizados pelo Ministério da Saúde, o Município fará a busca ativa dos pacientes para que seja feita a imunização.