Secretaria Municipal de Saúde

27/06/2016 - Saúde
Ministro da Saúde aposta na gestão contra a crise
Em visita a Santa Catarina, Ricardo Barros repetiu que não há recursos para aumentar os gastos com o SUS

foto/divulgação: Julio Cavalheiro/Governo do Estado

Ministro Ricardo Barros evitou promessas e garantiu repasses do que já está contratado

O ministro da Saúde Ricardo Barros esteve em Santa Catarina, na manhã desta segunda-feira (27), para conhecer de perto algumas das principais unidades de saúde do Estado e ouvir as reivindicações dos gestores do setor. Em reunião na Casa da Agronômica, o ministro foi realista, afirmando que não espera mais recursos para a Saúde neste ano, mas que pretende enfrentar a questão com eficiência na gestão e aumento da produtividade do servidor público, usando, para isso, a informatização da estrutura do SUS.

 

No encontro, o secretário de Saúde de Florianópolis, Daniel Moutinho Junior, pediu a Barros atenção aos recursos de incentivo e repasse aos programas de Residência em Medicina da Família e Comunidade e Multiprofissional em Saúde da Família. “Esses projetos nos são muito caros, pois se constituem na formação e qualificação de profissionais para atuação no próprio SUS”, afirmou.

 

Além do governador Raimundo Colombo e do secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, estiveram presentes na reunião representantes de entidades de classe, diretores de hospitais e de convênios médicos e deputados da região.

 

“Gestão é a palavra de ordem. Conseguimos manter os recursos previstos para a Saúde, sem contingenciamento. Com isso, poderemos cumprir com o que já foi contratado. Mas precisamos enfrentar a realidade de que não há mais recursos para ampliação dos gastos públicos”, disse o ministro, antes da visita a hospitais na Grande Florianópolis e Norte Catarinense.