Secretaria Municipal de Saúde

15/07/2016 - Saúde
Saúde busca soluções para evitar faltas a consultas
Atendimento por livre demanda e aviso aos pacientes sobre consultas e exames devem ajudar a evitar absenteísmo

foto/divulgação: Petra Mafalda/arquivo

O acolhimento nos centros de saúde é feito por enfermeiros, técnicos e médicos

Reduzir as faltas de pacientes a consultas e exames agendados na rede pública de saúde de Florianópolis é um dos principais desafios, tanto na Atenção Primária, quanto na Média Complexidade. Em média, 35% das consultas e exames especializados não são realizados por causa do absenteísmo.

 

As soluções para diminuir as desistências de consultas nos centros de saúde e nas especialidades passam por ações diferentes. Na Atenção Primária, por exemplo, a ideia é cada vez menos agendar consultas e atender mais por livre demanda. Este acolhimento é feito por um profissional de saúde – seja enfermeiro, técnico ou médico – dependendo da necessidade, no dia em que ele chega ao centro de saúde.

 

Atualmente isso já acontece na maioria das unidades: pouco mais da metade das consultas médicas nos centros de saúde de Florianópolis são feitas no mesmo dia da procura do paciente. Em 30% das unidades as consultas são executadas em até uma semana e, no geral, a rede consegue executar as consultas agendadas em até dez das. Perto de 90% dos centros de saúde da Capital oferecem atendimento em até sete dias.

 

Para a Média Complexidade, outras soluções devem contribuir para diminuir o índice de desistências das consultas e exames. O uso de serviço de mensagem de celular para lembrar do compromisso aos pacientes até 48 horas antes do horário agendado é uma delas, que já está em processo de regulamentação.