Secretaria Municipal de Saúde

16/08/2016 - Saúde
Continua prevenção contra o Aedes aegypti
Ação contra o transmissor da dengue, chikungunya e zika se mantém durante todo o inverno, principalmente no Continente

foto/divulgação: Arquivo/Petra Mafalda

Agentes de combate a endemias tratam criadouros do mosquito

O trabalho de prevenção contra o Aedes aegypti não teve pausa durante o inverno. Equipes fixas de agentes de combate a endemias atuam em Capoeiras, Jardim Atlântico, Coloninha e Estreito, onde há infestação do mosquito, para orientações, eliminação e tratamento de focos nas casas e estabelecimentos. Esse trabalho também tem sido realizado aos sábados - neste último, no bairro Itaguaçu, vistoriando prédios que não puderam ser visitados durante a semana.

 

No começo da semana, foi realizada uma reunião com lideranças do Monte Cristo para conversar sobre o mutirão de visitas que a Secretaria de Saúde pretende iniciar na comunidade. Segundo a gerente de Vigilância Ambiental, Priscilla Valler, é muito importante que a população permaneça em alerta e que receba os agentes, pois em áreas infestadas os ciclos de visita devem ser bimestrais.

 

Assim, nos bairros do Continente, é preciso passar pelo menos a cada dois meses nos imóveis para reforçar as orientações, eliminar criadouros e tratar depósitos com larvicida. O produto utilizado em depósitos fixos, como ralos, cisternas e caixas de passagem, tem efeito residual de dois meses, por isso a necessidade de retorno.

 
Além desse tratamento em áreas infestadas, há o trabalho de monitoramento de novos focos. Para isso, são visitados semanalmente cerca de 1.700 armadilhas em todo o município, o que totaliza aproximadamente 6.800 visitas por mês. Essas armadilhas servem para identificação de larvas do mosquito, o que sinaliza a presença do Aedes aegypti no território e deflagra as ações de visitas domiciliares em novas áreas.