Secretaria Municipal de Saúde

17/08/2016 - Saúde
Saúde e Educação: o que funciona nesta quarta
Durante a paralisação, o ideal é entrar em contato com as unidades de saúde antes de sair de casa

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Levantamento aponta que mais de 65% dos centros de saúde têm médicos

A Secretaria de Saúde de Florianópolis informa quais serviços estão mantidos nesta quarta-feira (17), com a greve dos servidores municipais. As UPAs Norte e Sul mantêm atendimento normal. Cabe lembrar que essa atualização é feita todas as manhãs e tardes durante o período de paralisação.

 

ATENÇÃO: Devido à greve e à situação parcial de atendimento nas unidades de saúde que estão funcionando, algumas das informações podem não estar totalmente corretas. O ideal é entrar em contato com a unidade de saúde (telefones neste link) antes de sair de casa.

 

Confira:

 

Medicamentos especiais nas farmácias regionais – Saco Grande (manhã e tarde) e Lagoa (fechada). Policlínicas Centro (manhã e tarde, parcial), Sul (manhã) e Norte (manhã). Policlínica Continente (manhã).

 

Medicamentos na Farmácia Escola – atendimento somente de pacientes agendados.

 

Medicamentos antiretrovirais – Policlínica Continente (manhã). Policlínica Centro (manhã e tarde).

 

Caps Ponta do Coral: acolhimento e consultas agendadas.

 

Caps Infantil: normal.

 

Caps Ad Ilha: consultas agendadas e acolhimento.

 

Caps Ad Continente: consultas agendadas e acolhimento.

 

Policlínica Continente - atendimento normal, exceto Fonoaudiologia.

 

Policlínica Centro – atendimento normal, exceto Fonoaudiologia e Fisioterapia. Coleta de exames fechada.

 

Policlínica Norte: atendimento normal, exceto Fisioterapia.

 

Policlínica Sul – atendimento normal, exceto Fonoaudiologia e Fisioterapia.

 

UPA Norte – Normal.

 

UPA Sul – Normal.

 

SAMU – normal.

 

Centros de Saúde com atendimento parcial (com médico na unidade) – 66,67%:

 

Agronômica, Centro, Monte Serrat, Prainha, Saco dos Limões, Trindade, Capoeiras, Coloninha, Estreito, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Vila Aparecida, Barra da Lagoa, Itacorubi, João Paulo, Lagoa, Pantanal, Saco Grande, Cachoeira, Canasvieiras, Ponta das Canas, Ratones, Rio Vermelho, Santinho, Vargem Grande, Vargem Pequena, Armação, Caieira, Campeche, Carianos, Costeira, Morro das Pedras.

 

Centros de Saúde com vacinação 47,92%:

 

Centro, Monte Serrat, Prainha, Saco dos Limões, Trindade, Abraão, Capoeiras, Jardim Atlântico, Monte Cristo, Sapé, Vila Aparecida, Barra da Lagoa, Córrego Grande, João Paulo, Lagoa, Saco Grande, Cachoeira, Ponta das Canas, Ratones, Armação, Caieira, Campeche, Costeira, Ribeirão da Ilha e Tapera.


Educação


Na Educação, caiu um pouco o índice de unidades sem atendimento (de 21% para 20%), mas caiu também as que levavam o atendimento normal: de 23% para 20%. Em contrapartida, cresceu o índice de estabelecimentos com atendimento parcial, de 56% para 60%.


A variação maior foi registrada na educação infantil, cuja adesão total à greve caiu de 14% para 11%. O índice de unidades com atendimento normal também caiu - de 23% para 18% - e em consequência subiu consideravelmente a porcentagem de atendimento parcial: de de 63% para 71%. No ensino fundamental, os índices de 'atendimento parcial' e 'sem atendimento' trocaram de posição: de 39% para 36% e de 36% para 39%, respectivamente.


Em termos de unidades, a educação infantil tem 14 com atendimento normal, 56 com atendimento parcial e 9 sem atendimento; no ensino fundamental, são nove unidades com atendimento nornal, 13 com atendimento parcial e 14 sem atendimento.