Secretaria Municipal de Saúde

30/10/2017 - Saúde
Saúde esclarece trocas na Relação Municipal de Medicamentos (Remume)

foto/divulgação: SMS

Secretaria de Saúde faz novos pregões para completar lista de medicamentos

A Prefeitura de Florianópolis esclarece a readequação da lista de medicamentos oferecidos pela rede de saúde da Capital. Isso porque o acesso à base de dados de evidências clínicas, como o BMJ Best Practice, e a implantação do Pack Brasil (Kit de Cuidados em Atenção Primária), permite a atualização das melhores práticas e uso dos medicamentos mais adequados aos tratamentos.

 

Desta forma, medicamentos com os quais muitos pacientes já estão acostumados – mas que não necessariamente são os mais indicados de acordo com as pesquisas mais recentes – foram retirados, aos poucos, de circulação. Profissionais de todas as unidades de Atenção Primária em Saúde receberam o informativo produzido pela Assistência Farmacêutica e pela Comissão de Farmácia e Terapêutica.

 

Confira a relação:

 

 

1) VITAMINAS DO COMPLEXO B COMPRIMIDOS: Não consta na última edição da RENAME (Relação Nacional de Medicamentos). Segundo a literatura pesquisada, não há evidências para suplementação vitamínica com complexo B.

2) CINARIZINA 75MG COMPRIMIDO: Não consta na última edição da RENAME . Seu uso prolongado está associado à parkinsonismo. Para tratamento de vertigens deve-se buscar e tratar a causa subjacente.

3) TIABENDAZOL 50MG/G POMADA: O fármaco tiabendazol não consta na última edição da Rename. Como tratamento alternativo, pode-se utilizar albendazol uma vez ao dia, durante 3 dias. Dado o baixo consumo, o caráter autolimitado da doença e que existem outros tratamentos disponíveis na Remume, considerados atualmente como de primeira e segunda linha, decidiu-se pela exclusão de tiabendazol pomada.

4) ÁCIDO ASCÓRBICO SOLUÇÃO ORAL 200MG/ML: Não consta na última edição da Rename. Não há evidências para suplementação com ácido ascórbico. O uso deste fármaco não previne e não trata resfriados e gripes.

5) NITRATOS:
Atualmente, a Remume dispõe dos seguintes fármacos nesta classe: dinitrato de isossorbida comprimido de 5 mg (uso sublingual) e de 10 mg e mononitrato de isossorbida comprimido de 20 mg e 40 mg. Considerando que estes fármacos são equivalentes terapêuticos, que dinitrato de isossorbida comprimido de 10 mg não consta na Rename, que a dose usual de mononitrato de isossorbida é de 20 mg duas vezes ao dia e que esta é a apresentação mais utilizada na rede de serviços da Secretaria Municipal de Florianópolis, optou-se por excluir os seguintes medicamentos: dinitrato de isossorbida comprimido 10 mg; mononitrato de isossorbida comprimido 40 mg. A Remume passará a dispor de dinitrato de isossorbida comprimido sublingual de 5 mg para alívio sintomático agudo e de mononitrato de isossorbida comprimido de 20 mg para uso contínuo visando diminuir a frequência e intensidade dos episódios de angina e o aumento da tolerância ao esforço.


6) CLOTRIMAZOL TÓPICO foi substituído pelo NITRATO DE MICONAZOL CREME DERMATOLÓGICO na Relação Municipal de Medicamentos de Florianópolis.

 

Além desses medicamentos, há ainda uma lista de remédios em falta no mercado ou com problemas de entrega por parte dos fornecedores e que, por isso, não são encontrados nas farmácias básicas do município nas últimas semanas. A Prefeitura já está realizando novos pregões e notificando judicialmente as empresas que estão com problemas de fornecimento. A recomendação é que o paciente procure a equipe de Saúde da Família para que sejam indicadas alternativas. Confira a lista:

 

CARBONATO DE CÁLCIO 500 MG

DIMENIDRINATO

ERITROMICINA

ESTROGÊNIO CONJUGADO

GESTODENO + ETINILESTRADIOL

GOMA DE NICOTINA

LEVODOPA + CARBIDOPA

MEDROXIPROGESTERONA 10 MG

MICONAZOL DERMATOLÓGICO

NISTATINA SUSP. ORAL

OMEPRAZOL

PIRIMETAMINA 25 MG

SULFATO FERROSO 40 MG

VARFARINA