Secretaria Municipal de Saúde

home >

Saúde Bucal

Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) / Gerência de Integração Assistencial (GIA) / Departamento de Integração Assistencial (DIA)

Referência Técnica: Marynes Terezinha Reibnitz e Valeska Maddalozzo Pivatto

Fone:(48) 3239 1564

Email: saudebucalsms@gmail.com

 

O Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis segue a  Política Nacional de Saúde Bucal - Brasil Sorridente - que é o programa que visa desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal através de uma série de ações para ampliação do acesso ao tratamento odontológico no Sistema Único de Saúde (SUS).

O atendimento é prestado por meio das equipes de Saúde Bucal nos Centros de Saúde da Secretaria, para a população de todas as faixas etárias, desde o bebê, com atendimento agendado a partir do primeiro mês de vida, para orientações sobre cuidados bucais, crianças e adolescentes com acompanhamento dos escolares, e mais tarde na idade adulta e terceira idade. Os atendimentos ocorrem nos Centros de Saúde, Centros de Especialidades Odontológicas e Unidades de Pronto Atendimento.

 

Quais as ofertas de atendimentos em Saúde Bucal no Município?

 

Atendimento inicial para tratamento em saúde bucal

O usuário deve procurar a unidade de Atenção Primária à Saúde - Centro de Saúde de referência em seu território.

 A equipe de Saúde Bucal na Atenção Primária dos Centros de Saúde Municipais é responsável pelo primeiro cuidado em saúde da população do seu território, realizando a avaliação inicial do paciente e o tratamento básico necessário, com ações de educação e promoção da saúde, ações de prevenção como profilaxias e aplicação de flúor gel, realizam também os procedimentos cirúrgico-restauradores, conforme as necessidades identificadas, como restaurações dentárias, extrações, tratamento de problemas gengivais.

 

Quais são as Atividades Desenvolvidas pelas Equipes de Saúde Bucal?

  • Atendimento Clínico nos Centros de Saúde, Unidade de Pronto Atendimento - UPA e Centros de Especialidades Odontológicas - CEO

  • Promoção de Saúde - Programa com escolares

  • Grupos Terapêuticos

  • Visitas Domiciliares

  • Reuniões de Equipe da Saúde da Família – ESF 

 

Atendimento domiciliar com equipo portátil

As equipes de Saúde Bucal dos Centros de Saúde têm disponíveis equipamentos odontológicos portáteis para auxiliar em atendimentos domiciliares para pacientes acamados, quando não é possível a ida  destes pacientes às unidades de saúde para receberem o atendimento.

 

Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs)

Para ser atendido pelos especialistas do Centro de Especialidades Odontológicas o paciente deve procurar os Centros de Saúde onde o Cirurgião-Dentista Clínico verá a necessidade do paciente e fará, se preciso for, o encaminhamento para as especialidades  através do Sistema de Regulação de vagas. Após a marcação, o paciente será avisado sobre o dia e hora da sua consulta.

 

Quais as Especialidades Ofertadas nos CEOs?

  • Endodontia – tratamentos de canal

  • Periodontia – tratamentos de problemas gengivais

  • Atendimentos para Pacientes Especiais

  • Odontopediatria

  • Cirurgias Odontológicas

  • Diagnóstico de Câncer Bucal

  • Prótese dentária - Próteses Totais (Dentaduras)

 

Atendimento de Urgência / Emergência Odontológica

O usuário pode se dirigir a qualquer unidade de atenção primária ou Unidades de Pronto-Atendimento (UPA).  

 

Atendimento 24 horas - UPA

Unidades de Pronto Atendimento: As UPAS contam com atendimento 24 horas para as urgências e emergências odontológicas. Estão localizadas uma no Norte e a outra no Sul da Ilha, e os pacientes devem se dirigir diretamente a elas em caso de emergências.

 

Situação de Saúde Bucal das crianças de Florianópolis aos 12 anos de idade:

Em 1995 o índice de cárie dentária - CPO-D aos 12 anos de idade era de 2,71, significa dizer que cada criança em média tinha quase três dentes comprometidos por cárie dentária.

Em 2003 no SB2003, aproximadamente 2,31 – índice para a Região Sul.

Em 2010 no SB2010, foram realizados os exames para o levantamento de cárie dentária. Os resultados mostraram menos de um dente comprometido pela doença cárie em média, por criança aos 12 anos de idade, com índice CPO-D de 0,77, com 68,4% dos indivíduos desta faixa etária livres de cárie, bem acima da média nacional que é de 46,6%.

 

Com este resultado Florianópolis figura como a capital brasileira com menor índice de cárie dentária aos 12 anos.

 

 O SB Brasil 2010 também apontou Florianópolis como a capital do Sul do Brasil com menor índice de cárie dos 15 aos 19 anos, com índice CPO-D para a faixa etária de 2,57, com 37,1% destes indivíduos livres de cárie.  

Galeria de Imagens