Secretaria Municipal de Saúde

home >

Saúde da Mulher

Diretoria de Atenção à Saúde (DAS) / Gerência de Integração Assistencial (GIA) /

Departamento de Integração Assistencial (DIA)
Referência Técnica: Thaise Alana Goronzi
Fone: (48) 3239 1542
E-mail: saudedamulherfloripa@gmail.com

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis atua para promover a
atenção integral à saúde das mulheres em todos os ciclos de vida, tendo em vista as questões de gênero, de orientação sexual, de raça/etnia e os determinantes e condicionantes sociais que impactam na saúde e na vida das mulheres. Preconizando a assistência humanizada e qualificada em todos os níveis de atenção, realizando ações focadas na organização do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde. Saiba mais em:
Portal de Boas Práticas Fiocruz - https://portaldeboaspraticas.iff.fiocruz.br/

Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher -

REDE CEGONHA

A Rede Cegonha foi instituída pela Portaria nº 1.459, de 24 de junho de 2011
e consiste numa rede de cuidados que visa assegurar à mulher o direito ao
planejamento reprodutivo e à atenção humanizada à gravidez, ao parto e ao puerpério, bem como à criança o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e ao desenvolvimento saudáveis.

Saiba mais em: https://www.saude.sc.gov.br/index.php/resultado-busca/redes-de-atencao-a-saude-profissionais/2283-rede-cegonha 


O projeto Apice On – Aprimoramento e Inovação no Cuidado e Ensino em
Obstetrícia e Neonatologia, propõe a qualificação nos campos de atenção / cuidado ao parto e nascimento; planejamento reprodutivo pós-parto e pós-aborto; atenção às mulheres em situações de violência sexual, de abortamento e aborto legal; em hospitais com as seguintes características: de ensino, universitários e / ou que atuam como unidade auxiliar de ensino, no âmbito da Rede Cegonha.

O Apice On tem por objetivo qualificar os processos de atenção, gestão e
formação relativos ao parto, nascimento e ao abortamento nos hospitais com atividades de ensino, incorporando um modelo com práticas baseadas em evidências científicas, humanização, segurança e garantia de direitos.

SISTEMA DE INFORMAÇÃO DO CÂNCER - SISCAN

O Sistema de Informação do Câncer (SISCAN), versão em plataforma Web
que integra os Sistemas de Informação do Câncer do Colo do Útero (SISCOLO) e do Câncer de Mama (SISMAMA) e tem por objetivo, enquanto ferramenta de gestão, fortalecer as ações de controle e prevenção desses cânceres, além de gerar dados que subsidiam o monitoramento e a avaliação.

O gerenciamento de laudos e seguimento do usuário são realizados pelos profissionais de saúde (médicos e enfermeiros) através do SISCAN. Para isso, é necessário que o profissional tenha acesso ao sistema. A solicitação de acesso ao SISCAN deve seguir o passo a passo disponíveis no POP 007 - Acesso e preenchimento do SISCAN, link: http://www.pmf.sc.gov.br/arquivos/arquivos/pdf/26_12_2018_17.37.11.264793f7cab849c3802b3464e6ed67a0.pdf
Saiba mais em:


https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//folder-informativo-sobre-o-sistema-de-informacao-do-cancer-separado.pdf