Secretaria Municipal de Saúde
Saúde Mental
Gerente da Saúde mental: Cristina Souza
Telefone: (48) 3239 1557
E-mail: saudementalpmf@gmail.com
Chefe de Divisão: Cristiane Alves
Rede de Atenção Psicossocial
Na configuração da Rede de Saúde do Município de Florianópolis, o acesso da população aos cuidados em saúde ocorre essencialmente via Atenção Primária à Saúde (APS) por meio dos Centros de Saúde e Equipes de Saúde da Família (ESF), que compõem os 05 Distritos Sanitários (Norte, Sul, Leste, Centro e Continente). Para as questões referentes à Saúde Mental, essas equipes contam com o suporte técnico dos profissionais das Equipes Multiprofissionais (e-Multi) composto por psiquiatras e psicólogos que realizam apoio técnico às ESF em Saúde Mental.
Quando as opções de cuidado e tratamento extrapolam a dimensão da Atenção Primária (ESF/e-Multi), o cuidado passa a ser realizado pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) do município, num total de 04 unidades, dos quais 02 estão na ilha e 02 no continente, que são:
- Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Ponta do Coral), para atendimento de adultos em sofrimento psíquico;
- Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes (CAPSi), atendimento de crianças e adolescentes até 18 anos;
- Centro de Atenção Psicossocial para Alcool e drogas (CAPSad Ilha), para atendimento de adultos com problemas decorrentes do uso de álcool e drógas.
- Centro de Atenção Psicossocial para Alcool e drogas (CAPSad), para atendimento de adultos com problemas decorrentes do uso de álcool e drógas.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são serviços referência para os casos que necessitem de cuidado intensivo e/ou de reinserção psicossocial, além da retaguarda às equipes de Saúde Mental e Saúde da Família, nas suas especificidades. Oferecem atendimento diário a pacientes em sofrimento psíquico, permitindo o planejamento terapêutico dentro de uma perspectiva individualizada de evolução contínua, denominado Projeto Terapêutico Singular (PTS), além de possibilitar intervenções precoces, limitando o estigma associado ao tratamento.
O acesso aos CAPS ocorre por acolhimento diário da demanda espontânea; dos encaminhamentos advindos de outros Serviços de Saúde da rede; egressos do Instituto de Psiquiatria (IPQ); da Promotoria; do Ministério Público; da busca ativa e visita domiciliar; e outros.
As atividades desenvolvidas nos CAPS do município envolvem:
- Atendimento Individual com equipe multiprofissional
- Atendimento em Grupo Terapêutico
- Atendimento Familiar
- Oficinas Terapêuticas
- Desintoxicação (CAPSad Ilha e Continente)
- Articulação com a rede de saúde
- Reabilitação Psicossocial e Reinserção Social.
A permanência dos usuários no atendimento dos CAPS depende de muitas variáveis, desde o comprometimento psíquico do usuário até o projeto terapêutico traçado, e a rede de apoio familiar e social que se pode estabelecer. Tão logo possível o usuário é referenciado para sua ESF/ NASF para seguimento do cuidado.
Para maiores informações e orientações consulte os serviços:
Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II – Ponta do Coral)
R. José Candido da Silva, 125, Estreito
Telefone: 3228-5074
Centro de Atenção Psicossocial para Crianças e Adolescentes (CAPSi)
Rua Santos Dumont, 124 - Centro
Telefones: 3324-1399 / 3228-6095
Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e drogas (CAPSad)
Rua Gualberto Senna, 275, Jardim Atlântico
Telefones: 3240-5472 / 3240-5679
Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e drogas (CAPSad Ilha)
Rua Frederico Veras, 60 - Pantanal
Telefones: 3238 9926 / 3269 8799