Secretaria Municipal de Saúde

notícias e eventos
EVENTO MULTIPROFISSIONAL DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
13/10/2009 a 04/12/2009
Horário: 08:00 às 17:00


Sensibilização de equipes de saúde para o Uso Racional de Medicamentos e implantação de Protocolos

O Programa de capacitação de equipes multiprofissionais de saúde, em convênio com o Ministério da Saúde, é composto de três etapas: uma delas precedeu ao próprio evento e tratou da elaboração e revisão dos Protocolos Clínico-terapêuticos e do Protocolo de Dispensação que vêm sendo desenvolvidos desde 2006 por grupos de trabalho em parceria com a Comissão Municipal Permanente de Farmácia e Terapêutica, a CFT. A segunda etapa, que será executada entre 13 de outubro e 4 de dezembro de 2009 destina-se à sensibilização dos profissionais de saúde para o Uso Racional de Medicamentos e capacitação de profissionais prescritores e dispensadores envolvidos nos referidos Protocolos. Estão envolvidos no evento em torno de 250 médicos, 30 farmacêuticos, 82 cirurgiões dentistas, 50 enfermeiros e 200 auxiliares de dispensação. A programação inclui um curso introdutório sobre assistência farmacêutica/acesso e uso racional de medicamentos, cursos de Boas Práticas de Farmácia e cursos específicos de prescrição e dispensação referentes aos Protocolos Clínico-terapêuticos de Saúde Mental, Saúde da Mulher, Saúde da Criança, Saúde do Idoso e Saúde Bucal. A partir de março de 2010 será realizada a terceira etapa, com os cursos de Dispensação específico para farmacêuticos.

Período: 13 de outubro a 04 de dezembro de 2009
Turmas: Matutino - 08:00 as 12:00
Turmas: Vespertino - 13:00 as 17:00
Local: Auditório da ACIC (Associação Catarinense pela Integração do Cego) – Rodovia Virgílio Várzea, 1300, Saco Grande – Florianópolis.
Coordenação: Gerência de Assistência Farmacêutica, fone: 48-32391502


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO


Mesa de Abertura:


Composição da Mesa de Abertura. Autoridades convidadas: Dr. João Candido da Silva - Secretário Municipal de Saúde; Dario Berger – Prefeito Municipal de Florianópolis; Representante do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde; Representante da Comissão de Saúde da Câmara Municipal de Florianópolis; Representante do Conselho Regional de Farmácia/SC; Representante do Departamento de Saúde Pública da UFSC/CCS. (30 minutos)

 

Conferências de Abertura:

•  A Política Nacional de Medicamentos e o Uso Racional de Medicamentos - Representante do Departamento de Assistência Farmacêutica do Ministério da Saúde (20 minutos);

•  Medicalização da Saúde – o uso indiscriminado de medicamentos e as conseqüências para a saúde no Brasil – Profª Clair Castilhos Coelho - Representante do Departamento de Saúde Pública da UFSC/CCS (20 minutos).

 

Data: 13 de outubro

Local: Auditório da ACIC (Associação Catarinense pela Integração do Cego) – Rodovia Virgílio Várzea, 1300, Saco Grande – Florianópolis.

Horário: 18:00h .


Curso Introdutório:

13, 14 e 19 de outubro - Introdutório (Esp. Luciano Henrique Pinto - Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras).

 

Curso Protocolo Saúde da Mulher:

15 e 16 de outubro – Saúde da Mulher (Msc. Maria Salete Medeiros Vieira - Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina).

 

Curso Protocolo Saúde do Idoso:

20 e 21 de outubro – Saúde do Idoso (Dr André Junqueira Xavier - Doutor pela Universidade Federal de São Paulo).

 

Curso Protocolo Saúde da Criança:

  22 e 23 de outubro – Saúde da Criança (Dr Luiz Roberto Agea Cutolo – Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina).

 

Curso Protocolo Saúde Bucal:

09 e 23 de novembro – Saúde Bucal (Dr Eduardo Meurer - Doutor em Odontologia - Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).

 

Curso Protocolo Saúde Mental:

10, 11, 12, 13 de novembro – Saúde Mental I (Dra Letícia Maria Furlanetto - Doutora em Psiquiatria e Saúde Mental pela Universidade Federal do Rio de Janeiro).

17, 18, 19, 20 de novembro – Saúde Mental II (Dra Letícia Maria Furlanetto)

24, 25, 26, 27 de novembro – Saúde Mental III (Dra Letícia Maria Furlanetto)

 

Curso Boas Práticas de Farmácia:

01 e 03 de dezembro - Boas Práticas de Farmácia III (Esp Luciano Henrique Pinto - Especialista em Farmacologia pela Universidade Federal de Lavras).

02 e 04 de dezembro - Boas Práticas de Farmácia IV (Esp Luciano Henrique Pinto)

08 de dezembro – Boas Práticas de Farmácia I (Esp Luciano Henrique Pinto)

09 de dezembro – Boas Práticas de Farmácia II (Esp Luciano Henrique Pinto)

 

Curso Protocolo de Dispensação:


  10 e 15 de dezembro – Dispensação I (Esp Luciano Henrique Pinto)

  16 e 17 de dezembro – Dispensação II (Esp Luciano Henrique Pinto)