Secretaria Municipal de Saúde

19/03/2018 - Saúde
Nova plataforma aperfeiçoa o planejamento em gestão da Rede de Atenção Básica do município
Secretaria de Saúde disponibilizou aos seus profissionais, a plataforma “Salas de Situação” que traz indicativos de avaliação da gestão

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Sala de Situação

Com o objetivo de facilitar o planejamento de ações e possibilitar o monitoramento dos indicadores da saúde, a Gerência de Inteligência e Informação da Secretaria Municipal de Saúde, em conjunto com a Assessoria de Planejamento Estratégico e a Diretoria de Atenção em Saúde, desenvolveu uma ferramenta online, chamada de Salas de Situação, e já pode ser acessada através do site da Prefeitura de Florianópolis.

 
A plataforma abriga informações detalhadas a partir de 2013 sobre atendimentos, consultas, medicações, tratamentos, produtividade e equipes de profissionais que trabalham na rede. A base de dados inclui indicadores das 49 unidades de saúde do município, além das Upas Norte e Sul, sendo que a pesquisa pode ser feita através de vários filtros: Florianópolis – mostra o panorama geral; ou por distritos, centros de saúde e equipes.


O acesso a todos os dados da rede municipal de saúde será fundamental para auxiliar no planejamento das unidades, na identificação dos problemas e busca de soluções. “Agora a comparação dos indicadores ficou facilitada e com isso poderemos dar maior transparência aos processos aos demais setores da secretaria e tomar decisões mais assertivas na questão de gerenciamento”, exemplifica Lucas Pedebôs, um dos responsáveis pela criação da plataforma.


Para acessar a Sala de Situação basta ir no site da SMS (http://www.pmf.sc.gov.br/entidades/saude/), depois em "Informações em Saúde"  e "Salas de Situação".