Secretaria Municipal de Saúde

07/02/2020 - Saúde
Nova etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo inicia segunda-feira (10)
Pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos devem procurar um centro de saúde da capital para atualizarem seu esquema vacinal

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Nova etapa da Campanha de Vacinação contra o Sarampo inicia segunda-feira (10)

Começa na próxima segunda-feira (10 de fevereiro, e segue até o dia 13 de março, uma nova etapa da Campanha de Vacinação contra o sarampo. A recomendação do Ministério da Saúde (MS) era de que fossem vacinadas pessoas com idade entre 5 e 19 anos. No entanto, o estado optou por ampliar a faixa etária e vacinar pessoas com idade entre 6 meses e 49 anos de idade. O Dia D será no dia 15 de fevereiro.

 

A vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, está disponível nas nossas 48 salas de vacinação localizadas nos centros de saúde de Florianópolis. Para se vacinar é simples: basta levar a caderneta de vacinação para avaliação em qualquer uma destas salas, independentemente de ser o seu bairro ou não e, se necessário, já receber a dose. Se você não tem a caderneta de vacinação, não tem problema. Você receberá a dose indicada a sua faixa etária e uma nova caderneta ou comprovação de vacinação.

 

“Reforçamos que a população em idade escolar deve apresentar comprovante de vacinação no momento da matrícula e, nos próximos dias, a Vigilância Sanitária realizará vistoria em escolas públicas e privadas para verificar a situação vacinal dos alunos”, reforça Ana Cristina Vidor, Gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis.

 

Aqueles que não têm a caderneta, não lembram ou não sabem se completaram o esquema vacinal, precisam tomar as doses desta forma:

 

- 6 meses de vida: dose zero

 

- 1 ano de idade: primeira dose

 

- 1 ano e 3 meses: segunda dose

 

- até 29 anos de idade: a pessoa precisa ter duas doses

 

- de 30 a 49 anos de idade: a pessoa precisa ter uma dose

 

Sarampo em Florianópolis

 

Em Florianópolis, desde o início do surto, em julho de 2019, já foram identificados  43 casos de sarampo em moradores da capital.

Para maiores detalhes, acesse a sala de situação da GVE-Fpolis: https://sites.google.com/view/gerve

 

 

O que é o sarampo e quais os primeiros sintomas?

 

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, altamente contagiosa e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Sua transmissão se dá de forma direta, de pessoa a pessoa, por meio das secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar, respirar e falar.

 

Os primeiros sintomas são febre alta, com duração de quatro a sete dias, e manchas avermelhadas na pele (exantema maculopapular) - que começam no rosto e atrás das orelhas, e depois, se espalham pelo corpo.

 

Geralmente, aparecem entre 10 e 12 dias após o contato com o vírus e podem vir acompanhados de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal.