Secretaria Municipal de Saúde

21/03/2018 - Saúde
Serviço de prótese dentária na rede pública de saúde de Florianópolis completa 5 anos
Atendimentos são feitos na Policlínica Continente, situada no bairro Estreito

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Serviço de prótese dentária na rede pública de saúde

 A prefeitura de Florianópolis oferece o serviço de prótese dentária aos usuários que utilizam a rede municipal de saúde. Os atendimentos são realizados no Centro de Especialidades Odontológicas - CEO da Policlínica Continente, situada no bairro Estreito, e mensalmente são disponibilizadas em torno de 40 vagas.

Para o usuário ter acesso ao serviço, ele deve marcar uma consulta com os cirurgiões-dentistas da unidade de saúde do bairro onde reside, e estes profissionais, de acordo com um protocolo pré-estabelecido, fazem o encaminhamento junto ao Centro de Especialidades Odontológicas.
 
Em Florianópolis, o programa foi implantando no último trimestre 2012 e é realizado por três cirurgiães-dentistas especialistas em prótese dentária. Uma das profissionais é Sílvia Modesto, que relata que o serviço de prótese dentária é muito importante, pois resgata a saúde do indivíduo no contexto mais amplo de bem-estar físico, mental e social. Mas ela cita que o serviço ainda é desconhecido da comunidade. “Temos estrutura para um atendimento clínico exemplar, mas historicamente o nosso público alvo não busca atendimento público odontológico ficando sem conhecimento do serviço, por isso, estamos ampliando a divulgação em toda a rede de saúde”, diz.

O serviço de prótese dentária integra a política do Ministério da Saúde, chamada Brasil Sorridente, que incentiva os municípios a implantarem o serviço.


galeria de imagens