Secretaria Municipal de Saúde

13/06/2018 - Saúde
Hospital Albert Einstein vem para Florianópolis conhecer as melhores práticas de Atenção Primária

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Equipe multidisciplinar conhece a experiência de Florianópolis

A Atenção Primária à Saúde de Florianópolis está servindo de referência para outras cidades e instituições ligadas à saúde. Nesta semana uma equipe multidisciplinar do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, esteve na Secretaria de Saúde para conhecer o funcionamento da rede municipal de saúde.

 

O Hospital, que é referência em saúde privada no país, vai se basear na experiência do sistema público de saúde de Florianópolis para implantar a Atenção Primária em Saúde com médicos da família e comunidade e enfermeiros, além de práticas clínicas e atuação por protocolos para seus clientes.

 

A equipe, formada por médicos, farmacêuticos, dentistas e enfermeiros, passou a terça e quarta-feira, (12 e 13/6) entre reuniões e visitas aos centros de saúde da Capital para conhecer in loco como se dá o acesso, funcionamento das equipes médicas, convênios para realização de exames e procedimentos, além do processo de educação permanente e docência assistencial.

 

A capital de Santa Catarina é destaque em investimentos na Atenção Primária à Saúde, estando sempre entre as capitais com maior cobertura de saúde da família no Brasil. O município investe na qualificação permanente das equipes, e o resultado disso, é que a composição das equipes tem 70% dos médicos com residência ou título em Medicina de Família e Comunidade e 90% dos enfermeiros são especialistas em Saúde da Família. O Programa de Residência em Medicina da Família e Comunidade permite que os residentes atuem nos centros de saúde da capital, em regime de treinamento, para tornarem-se especialistas na área.  

 

O secretário, Carlos Alberto Justo da Silva relata que a ampliação do acesso à rede é prioridade permanente da Pasta. “Nossos investimentos são no sentido de garantir o acesso, através da flexibilidade de agenda, isso está se tornando realidade na maioria das unidades com o agendamento das consultas”.