Secretaria Municipal de Saúde

08/02/2019 - Saúde
Florianópolis tem 3 casos autóctones de dengue

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Mosquito aedes

A Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis informa que foram confirmados mais dois casos autóctones de dengue no município, totalizando 3 casos em 2019. Os novos casos são: uma mulher de 35 anos e uma criança de 4 anos que são moradoras da ilha, mas que provavelmente tenham contraído a doença na região continental, conforme aponta as primeiras investigações da Vigilância em Saúde. Ambas passam bem.

A Vigilância Epidemiológica de Florianópolis também realizou a investigação, que teve resultado positivo, de um morador de Biguaçu, mas que trabalha na região continental de Florianópolis. O paciente é um homem de 31 anos e passa bem. A Secretaria de Saúde já entrou em contato com o município de Biguaçu para que sejam efetuadas as medidas preconizadas pelo Ministério da Saúde no local do morador.

O Centro de Controle e Zoonose já iniciou as medidas de proteção ambiental recomendadas, realizando a pesquisa vetorial especializada e a eliminação dos criadouros de mosquito na região da residência dos infectados. Além disso, na última terça-feira (5) fez a aplicação de inseticida na região continental para bloquear a transmissão do vírus.

A Prefeitura Municipal de Florianópolis solicita o empenho de toda a população para auxiliar na eliminação de qualquer recipiente e depósito de água, principais potenciais de criadouros do mosquito aedes aegyti. Ainda estão em investigação 33 casos.