Secretaria Municipal de Saúde

10/09/2019 - Saúde
Florianópolis implanta 1º sistema público de diagnóstico a distância para doenças psiquiátricas e neurológicas
Tecnologia reduzirá de 25 para menos de 15 dias o tempo de espera entre a solicitação do exame e a consulta para obtenção do resultado e os devidos encaminhamentos.

foto/divulgação: PMF

Florianópolis implanta 1º sistema público de diagnóstico a distância para doenças psiquiátricas e neurológicas

Florianópolis é pioneira na oferta de laudos para exames de eletroencefalografia a distância através do SUS. Essa modalidade de telediagnóstico, chamada de Tele-EEG, foi desenvolvida e implantada a partir do trabalho em conjunto da Secretaria Municipal de Saúde, do neurologista Dr. Henrique Velloso Sala, da Central Estadual de Telemedicina (SES/SC), do Núcleo de Telessaúde SC (UFSC), e está à disposição de toda a rede municipal.

 

A expectativa é de que com o uso do sistema haja redução do tempo de espera para resultados de exames e ganhos significativos na agilidade, na facilidade de acesso aos resultados e na segurança das informações de saúde dos pacientes.

 

A eletroencefalografia é um tipo de exame que registra a atividade elétrica do cérebro e é usada no diagnóstico de doenças psiquiátricas e neurológicas, tanto infecciosas quanto degenerativas. Já o Telediagnóstico é um serviço gratuito regulamentado pelo Ministério da Saúde e disponibilizado pelo Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT). Dentro da plataforma do STT, desenvolvida pela UFSC, é possível realizar a solicitação, o envio e o acesso de exames e também a emissão de laudos, além de ser possível o armazenamento seguro e permanente de todas essas informações.

 

No modelo do Tele-EEG, o médico da unidade que atendeu o paciente faz a solicitação e já informa a sua suspeita clínica dentro do STT. Então, o paciente é encaminhado para realizar o exame, em uma data agendada, e aguarda o resultado, que poderá ser consultado via internet usando um protocolo informado no ato do exame. O médico especialista que atua na rede municipal fará a análise dos resultados do exame e emitirá o laudo. De volta ao médico na unidade de saúde, este conseguirá acessar o exame e o laudo diretamente na plataforma.

 

Com a otimização percebida durante o período de testes, onde cerca de 200 exames foram laudados, será possível reduzir de 25 para menos de 15 dias o tempo de espera entre a solicitação do exame e a consulta para obtenção do resultado e os devidos encaminhamentos.

 

O uso de tecnologias de telemedicina não é novidade em Florianópolis. Desde 2015, ferramentas digitais e os protocolos desenvolvidos para o seu uso responsável visam otimizar prazos de resultados de exames e melhorar os processos internos de trabalho. Além do Tele-EEG, Florianópolis tem implantadas outras duas modalidades de Telediagnóstico: a Teledermatologia e a Tele-eletrocardiografia. No total, desde 2015, já somam mais de 42 mil exames emitidos pelo STT.