Secretaria Municipal de Saúde

25/09/2018 - Saúde
Serviço de saúde bucal de Florianópolis é 3º colocado do Prêmio Nacional CFO
Capital catarinense já foi premiada quatro vezes nacionalmente pela qualidade do serviço bucal que oferece aos usuários do SUS

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Consultório odontológico

O serviço de saúde bucal de Florianópolis foi premiado com o terceiro lugar pelo Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia. O resultado foi divulgado nesta semana e está disponível no link https://bit.ly/2O5CnHo.

O prêmio avaliou 10 critérios que envolvem desde a gestão dos recursos em saúde, promoção de saúde e política de saúde bucal.

A Capital já foi premiada quatro vezes nacionalmente pela qualidade do serviço bucal que oferece. Além disso, Florianópolis é a capital com menor índice de cáries aos 12 anos, conforme índice realizado pelo Ministério da Saúde.

O atendimento de saúde bucal ocorre em todas as unidades de saúde, onde é feito atendimento ambulatorial de restauração e extração de dentes, pequenas cirurgias e promoção de saúde nas escolas e com outros grupos da população. A Prefeitura oferece ainda escova e creme dental para os alunos das escolas municipais.

Aos usuários que precisam de atendimento especializado, existem os Centros Especializados em Odontologia – Ceos com serviços de endodontia (canal), periodontia (inflamação na gengiva), cirurgia buco maxilo facial, estomatologia (diagnóstico de lesões bucais) odontologia para pacientes especiais e o serviço de prótese total.   

O município possui 52 equipes de saúde bucal na estratégia de saúde da família, com 82 dentistas que atuam na rede básica de saúde. O acesso ao serviço ocorre nas unidades de saúde, sendo que 50% dos atendimentos mensais são através da demanda espontânea.