Secretaria Municipal de Saúde

26/11/2018 - Saúde
Prefeitura intensifica ações na semana de combate ao Aedes aegypti
Além de realizar atividades em parceria com a UFSC, os agentes de saúde do município estão sendo capacitados para auxiliar na conscientização da população

foto/divulgação: Divulgação/pmf

Capacitação dos agentes de saúde

A Prefeitura de Florianópolis, através do Centro de Controle de Zooneses, realiza em conjunto com a Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC ações para marcar a Semana Nacional de Combate ao Aedes Aegypti que vai de hoje até a próxima sexta-feira, dia 30.

Nesta segunda e terça-feira, os agentes de saúde do município estão recebendo capacitação para auxiliar no combate ao mosquito. O gerente do Centro de Controle e Zoonoses, André Grippa, explica que a participação dos agentes de saúde, no processo de conscientização é importante, porque eles estão em contato permanente com as famílias, através das visitas domiciliares.  “Eles vão nos ajudar na orientação e também na identificação dos problemas. Por exemplo, se houver possíveis criadouros eles nos avisarão e iremos até a residência para tomar as medidas cabíveis”.

Na quarta-feira (28) as equipes realizam atividades dentro da UFSC. “Uma das ações é a instalação de uma tenda com microscópio para observação dos estágios de desenvolvimento do mosquito e a participação de agentes de combate a endemias panfletando e tirando dúvidas sobre a biologia e combate ao Aedes aegypti, na praça da cidadania, em frente à Reitoria”, cita o gerente.

Grippa relata que as orientações à população ocorrem de forma permanente, durante as visitas e nos eventos voltados à comunidade. “O maior problema ainda são os depósitos de água parada nas residências. O lixo nas ruas é recolhido diariamente, o que evita a proliferação do mosquito”. O município de Florianópolis registrou até o mês de novembro 517 focos.