Secretaria Municipal de Saúde

08/11/2019 - Saúde
Novembro Azul – de janeiro a janeiro

foto/divulgação: SMS

Novembro Azul

Os homens vivem, em média, sete anos e meio a menos que as mulheres. As principais causas de mortalidade masculina entre 20 e 59 anos são as causas externas, como agressões e acidentes de veículos, que correspondem a 89.528 óbitos (36,4%). Em seguida, vêm as doenças do aparelho circulatório - infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência cardíaca –, que correspondem a 43.518 óbitos (17,7%); neoplasias (brônquios e pulmões, estômago), que correspondem a 29.274 óbitos (11,9%) e doenças do aparelho respiratório (12.388 óbitos ou 5%). 

 

De acordo com o último Censo Demográfico do IBGE, atualmente existem no País aproximadamente 202,7 milhões de pessoas, sendo que 48,7% (99 milhões) formam a população masculina. 

 

Aproveitar as celebrações do mês de novembro para divulgar informações baseadas nas melhores evidência científicas e promover a saúde do homem de forma consciente e equilibrada é o objetivo da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. O Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

 

Embora, simbolicamente, o mês de novembro seja tratado como um mês especial para o cuidado da saúde do homem, o Ministério da Saúde (MS) recomenda que as ações de saúde aconteçam durante todo o ano de forma estruturada e permanente e, que suas temáticas abordem: acesso e acolhimento, prevenção de violências e acidentes, saúde sexual e reprodutiva, paternidade ativa e cuidado, saúde mental, principais doenças (hipertensão, diabetes) e estímulo a hábitos de vida saudáveis, etc.

 

O INCA – Instituto Nacional do Câncer e MS não recomendam que se organizem campanhas para convocar homens para a realização de check-up para câncer de próstata.

 

Neste mês, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica suas ações de promoção à saúde do homem. Fique atento e informe-se no centro de saúde mais próximo de sua casa. Afinal, cuidar da saúde também é coisa de homem!