Secretaria Municipal de Saúde

23/01/2023 - Saúde
Resultados preliminares apontam Norovírus como causador de diarréia em Florianópolis

foto/divulgação: Freepik/Reprodução/PMF

Houve queda no número de casos nas últimas três semanas

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que saíram os resultados preliminares sobre a investigação das amostras enviadas para o laboratório de virologia da UFSC e da BiomeHub, para análise do agente causador da epidemia de diarreia na capital. 
Das amostras de fezes coletadas no Norte da Ilha, local com maior concentração dos casos de diarreia, foi identificada a presença de Norovirus. De acordo com as análises, o Norovírus foi encontrado em  63% das amostras de fezes.
O que é o Norovírus
O Norovírus é facilmente transmitido por via alimentar (alimentos e bebidas contaminados) e sua transmissão é facilitada em locais de confinamento ou aglomerações, onde pode ser passado de uma pessoa para a outra pela tosse ou contato com mãos contaminadas. As condições sanitárias também podem facilitar a transmissão do vírus.
Análises complementares ainda estão em curso nestes laboratórios, que têm atuado em parceria com a Vigilância em Saúde da capital. Com relação aos casos, foi registrado leve queda nas últimas três semanas.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que saíram os resultados preliminares sobre a investigação das amostras enviadas para o laboratório de virologia da UFSC e da BiomeHub, para análise do agente causador da epidemia de diarreia na capital. Das amostras de fezes coletadas no Norte da Ilha, local com maior concentração dos casos de diarreia, foi identificada a presença de Norovirus. De acordo com as análises, o Norovírus foi encontrado em  63% das amostras de fezes.O que é o NorovírusO Norovírus é facilmente transmitido por via alimentar (alimentos e bebidas contaminados) e sua transmissão é facilitada em locais de confinamento ou aglomerações, onde pode ser passado de uma pessoa para a outra pela tosse ou contato com mãos contaminadas. As condições sanitárias também podem facilitar a transmissão do vírus.Análises complementares ainda estão em curso nestes laboratórios, que têm atuado em parceria com a Vigilância em Saúde da capital. Com relação aos casos, foi registrado leve queda nas últimas três semanas.