Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis

21/02/2020 - Desenvolvimento
Prefeitura de Florianópolis distribui folder informativo para ajudar microempreendedores da capital
Folhetos contém informações de como abrir seu negócio, regularizar sua situação, emitir notas fiscais e outras necessidades dos MEIs

foto/divulgação: Elena Ribeiro/PMF

Folder


Microempreendedores individuais de Florianópolis já podem contar com uma nova ferramenta para tirar dúvidas e consultar ações relacionadas aos MEIs. A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, está distribuindo um folder com informações específicas para este público.

De maneira gratuita e simplificada, MEIs podem esclarecer dúvidas sobre como regularizar sua situação, emitir notas fiscais, declarações anuais e como solicitar o alvará de funcionamento do seu negócio.

Secretário Executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Florianópolis, Thiago Chaves comenta a importância desse material:

— Esses folhetos são bem explicativos, simples e informativos. A gente quer esclarecer as dúvidas mais frequentes daqueles que querem abrir um pequeno negócio e não conseguem, ou não tem a certeza se é a decisão certa.

O folder está disponível no Balcão do MEI, no box 48 do Mercado Público de Florianópolis. No local, o microempreendedor pode se informar, tirar dúvidas e descobrir como dar início ao seu processo para se tornar um MEI regularizado.

Fomento ao microempreendedor


Segundo levantamento da Secretaria, Florianópolis tem mais de 40 mil empresas do tipo MEI. Para desenvolver ainda mais esse número e dar mais suporte à esses MEIs, foram desenvolvidos os programas Juro Zero Floripa, que concede empréstimo de até 7 mil reais à empreendedores da capital, com juros por conta da Prefeitura (desde que as parcelas sejam pagas em dia), e o programa Salto: Aceleradora de MEIs, que capacitou em diversas áreas do mundo dos negócios e certificou mais de 100 MEIs participantes.


Além disso, o Balcão do MEI, no Mercado Público, foi inaugurado no último mês de dezembro. Lá, os microempreendedores recebem auxílio para fazerem a impressão de guias para pagamento, declaração anual, encerramento da empresa, parcelamento de dívidas, entre outras necessidades.